quarta-feira, 29 de março de 2017

Surto de Hepatite A afeta região de Lisboa

Surto teve origem em Amesterdão, durante um festival de verão, no ano passado.


Resultado de imagem para Surto de Hepatite A afeta região de Lisboa
Foram diagnosticadas 105 pessoas na região de Lisboa e Vale do Tejo com Hepatite A, um número superior aos registados em todo o país durante os últimos 40 anos, segundo declarações do diretor-geral de Saúde, Francisco George, ontem, terça-feira à SIC.
O surto terá tido origem em Amesterdão, na Holanda, durante um festival de verão no ano passado, avança a televisão, e está a atingir toda a Europa. Há centenas de casos em 13 países europeus.
Em Portugal, só a região de Lisboa e Vale do Tejo foi afetada.
Ainda de acordo com a SIC, a Direção Geral de Saúde (DGS) vai divulgar ainda hoje as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.
A maioria dos casos foi registada em homens e sobretudo pertencentes à comunidade gay.
"A questão da propagação da hepatite A tem sobretudo relação com os estilos de vida, com os comportamentos, com as condições de higiene individual, familiar e coletiva, uma vez que a transmissão é fecal ou oral. Quer isto dizer que o vírus se elimina pelas fezes e para ser transmitido precisa de um veículo. O sexo oral tem um risco especial, em contexto de práticas sexuais prolongadas com múltiplos parceiros", explicou Francisco George.
Fonte: SIC
Foto: © iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário