domingo, 2 de abril de 2017

Manhã de domingo: Guerra Civil. Como Angola foi dividida em 1975

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O período pós-Guerra Colonial fixou as linhas que marcaram um conflito de quase 30 anos. E é o início de "A Guerra Civil em Angola", livro de Justin Pearce do qual o Observador faz a pré-publicação.
No dia das mentiras, Iker volta a encher a baliza da Luz. Que exibição divinal. Mais-que-perfeita, só se defendesse o penálti do aniversariante Jonas. Aqui ficam as notas do Rui Miguel Tovar.
Casillas defendeu tudo menos o penálti. Ederson foi buscar uma bola aos pés de Soares. Veja as imagens dos homens da baliza numa noite em que tudo ficou na mesma.
Imagens das televisões mostram um polícia a perseguir e a agredir um adepto à entrada do Estádio da Luz. Momento está a causar polémica.
A circulação na linha ferroviária do Norte continua este domingo cortada e por tempo indeterminado. CP está a assegurar transporte em autocarro entre Coimbra e Pampilhosa.
Pelo menos 254 pessoas morreram num deslizamento de terras provocado por cheias em Mocoa, junto da fronteira com o Equador. Haverá pelo menos 400 pessoas feridas e 200 desaparecidas.
Uma proposta legislativa pode permitir, em breve, que os fornecedores vendam o histórico dos utilizadores a empresas de publicidade sem pedir autorização. Há quem faça 'barulho' para impedir a medida.
A ingestão de partes do corpo humano foi prática corrente na Europa até ao século XX, de acordo com um livro agora publicado nos EUA e em Inglaterra. O autor é zoólogo e gosta de livros de terror.
"Triplicate" chega no mesmo fim de semana em que o músico-poeta recebe o Nobel na Suécia. E ambos servem para reconhecer o valor que pode ter uma canção. Com Dylan parece que nada é por acaso.
A reedição de "O Conquistador", de Almeida Faria, mostra que "o que vemos como um D. João sedutor de mulheres, amante de professoras e turistas, olha para si como um D.Sebastião".
Praias, rios, lagos, palmeiras e coqueiros. Kerala é um dos estados mais bonitos do sul da Índia e pela sua costa não faltam cenários paradisíacos. Saiba o que ver, o que comer e onde ficar. 
Opinião

Vasco Pulido Valente
… hopes expire of a low dishonest decade… W. H. Auden

João Marques de Almeida
Os portugueses devem saber que cada vez que o país se financia nos mercados e contrai dívida, somos todos nós que vamos pagar os custos da opção de Costa. Nós, os nossos filhos e os nossos netos.

Rui Ramos
A classe política europeia exibe perante o Reino Unido a coragem que lhe falta perante a Rússia de Putin ou a Turquia de Erdogan. Julgará que castigando os britânicos evitará outras saídas da UE?

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A eutanásia é um “verdadeiro retrocesso civilizacional e científico” porque, como denunciaram cinco dos últimos bastonários da Ordem dos Médicos, “não é mais do que tirar a vida”.

Fernando Egidio Reis
A flexibilidade curricular agora anunciada pelo Ministério da Educação merece reflexão. Não basta alterar, importa verificar se os alunos aprendem mais e melhor, se desenvolvem as suas capacidades.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário