sábado, 1 de abril de 2017

Rir é sempre o melhor remédio, de preferência com uma mini na mão

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
A minha mãe faz anos hoje e eu sempre achei que 1 de Abril é um dia maravilhoso para fazer anos. Dá sempre vontade de rir quando se diz que se faz anos no suposto dia das mentiras – é certo que se ouvem as piadas do costume, mas, na génese, 1 de Abril é um dia bem-disposto. Tão bem-disposto que em Odessa, na Ucrânia, se criou um festival de humor que acontece nesta altura do calendário. O Sousa Ribeiro andou por lá e percebeu que estes dias de início de Abril agitam as ruas de uma cidade “que permanece como a capital do hedonismo”. “O cosmopolitismo convive com uma arquitectura neoclássica, onde a vida só faz verdadeiramente sentido por entre uma piada”, diz ele. É ler tudo aqui.
Se achar que Odessa fica assim um bocado fora de mão, tem sempre a Galiza aqui tão perto. A Francisca Gorjão Henriques e o Rui Gaudêncio passaram a fronteira, ainda por cima com a comida debaixo de olho. Visitaram conserveiras e mercados, comeram em vários restaurantes, foram às tapas e concluíram que nesta região espanhola os assuntos da mesa são coisa muito séria. Esta é uma cozinha “de mães e avós, com fórmulas muito equilibradas para manter o sabor natural dos produtos”, escreve a Francisca, assim como quem nos convida a provar um petisco.
Por falar em petiscos, há alguns prontos a servir no Espaço 77, no Porto. Para o descobrir, basta seguir a multidão junto à Travessa de Cedofeita. “A decoração é nova e moderna mas a roda-viva de comidas e bebidas mantém-se. Afinal de contas, estamos perante o campeão nacional de venda de minis”, avisa a Amanda Ribeiro, que visitou esta instituição do Porto que hoje mesmo faz 23 anos. É tudo em bom: aniversário do 77 (e da minha mãe, lembram-se?), minis (e bifanas e rissóis) e um clássico para ver mais logo à noite. Antes, durante ou depois da cervejola. Até porque rir é sempre o melhor remédio.
Diferenças clubísticas à parte, está tudo dito por hoje. Boas viagens e até para a semana. Nos entretantos, vá passando sempre por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário