quinta-feira, 11 de maio de 2017

360º - Eduardo Sá: "As crianças saudáveis também ficam tristes". E uma entrevista em direto com Rui Moreira

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o aeroporto de Lisboa vivia uma noite caótica, por causa de uma avaria no abastecimento de combustível.Foram cancelados 64 voos, o que afectou 60 mil pessoas. A Proteção Civil teve que disponibilizar camas para vários passageiros.

A Comissão Europeia acaba de divulgar as suas previsões da primavera: antecipa que o défice continue a descer, mas os seus números são mais pessimistas do que os do Governo.

O ex-Presidente Lula da Silva foi ouvido como arguido pelo superjuiz Sérgio Moro. E negou ter recebido um apartamento triplex de luxo de uma construtora para a favorecer de forma ilícita.

A Folha de S. Paulo transcreveu algumas declarações de Lula. Quando foi confrontado com o facto de a sua mulher ter visitado o apartamento, o ex-Presidente defendeu-se assim: "Não sei se o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer".

Ontem à noite, o Real Madrid apurou-se para a final da Liga dos Campeões (apesar de ter perdido por 2-1 frente ao Atlético de Madrid). Na crónica de jogo, o Tiago Palma escreve sobre os 16 minutos que mais pareciam uma final.


Informação relevante
Quatro? E por que não vinte? O Governo anunciou há dias que vão ser construídas quatro novas estações de metro, mas Assunção Cristas prefere multiplicar em vez de somar. Ontem, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, a líder do CDS, deputada e (pequeno detalhe) candidata à Câmara de Lisboa anunciou o seu "ambicioso" plano de construção de mais vinte estações, o que significaria um crescimento de 36% da atual rede.

Na crónica do debate, o Vítor Matos lembra que só faltou explicar de onde vem o dinheiro para esta expansão.

Não parece, mas no debate quinzenal também se falou deoutros temas: greve na saúde, provisões do Banco de Portugal, redução de pessoal na Caixa, a polémica da dívida e, ainda, a hipótese de criação de uma derrama estadual para empresas com mais lucro.

No Porto, também quase só se fala em autárquicas. Ontem, o jornalista Júlio Magalhães confirmou: foi mesmo sondado pelo PS para uma eventual candidatura contra Rui Moreira. "Recebi uma mensagem, não sei de quem foi e eu disse imediatamente que não. Foi na sexta-feira à noite”, disse o diretor do Porto Canal. Os socialistas voltaram a negar: "Seria caricato que qualquer candidato fosse convidado por SMS. Mensagens anónimas não merecem credibilidade a ninguém".

À noite, Manuel Pizarro deu a sua primeira entrevista depois da ruptura com Rui Moreira. Sobre uma possível nova coligação pós-eleitoral, o candidato socialista disse que "os acontecimentos têm gravidade para o futuro, isso não pode deixar de existir". Mas será um "não" definitivo?

Hoje, pelas 11h, Rui Moreira vai estar em direto no Observador para responder a todas as perguntas sobre a polémica. A entrevista vai ser transmitida no site e em Facebook Live, com as frases mais importantes no Twitter. Os leitores podem mandar perguntas para o email "leitor@observador.pt".

Começa hoje a primeira fase de candidaturas dos trabalhadores precários a um contrato com vínculo permanente na administração pública. À esquerda, Governo e BE chegaram a acordo para integrar os contratados na investigação científica ao fim de seis anos de vínculo temporário.

“As crianças saudáveis também ficam tristes”. Ontem, o psicólogo Eduardo Sá esteve bem no meio da redação do Observador a responder a perguntas de todos os jornalistas e também dos leitores, que enviaram dezenas de questões. Respondeu às perguntas mais complicadas, desmistificou a Baleia Azul, criticou a forma como a escola está organizada e pediu aos pais mais disciplina, quando ela é necessária. Foi uma entrevista conduzida pela Rita Ferreira e transmitida em direto no site e no Facebook, com os melhores momentos no Twitter. Pode lê-la e vê-la aqui.

O arrufo entre Bruno de Carvalho e Jorge Jesus vai dar divórcio? O Bruno Roseiro escreve que não, mas há muito para discutir. Quem ontem se pôs de fora foi José Maria Ricciardi: o ex-líder do BESI e atual membro do Conselho Leonino cruzou-se com Jorge Jesus no Hotel Ritz, mas garante que foi coincidência. Aliás, o futebol trocou ontem o campo pelos hotéis: o CM publica hoje fotos daquilo que diz ter sido uma reunião entre os responsáveis pela comunicação do Sporting e do FC Porto.

Novidades sobre o "Russiagate": dias antes de ter sido despedido por Trump, o ex-diretor do FBI terá pedido mais dinheiro para financiar a investigação à alegadainterferência da Rússia nas presidenciais. É o resultado de uma investigação do New York Times


Especial Papa em Fátima

O Vaticano divulgou uma mensagem em vídeo, de pouco mais de quatro minutos, do Papa Francisco ao "querido povo português": “Agradeço as orações e sacrifícios que diariamente ofereceis por mim e de que muito preciso".

O Observador esteve no Vaticano e falou com o cardeal George Pell, a terceira figura na hierarquia da Igreja. O responsável pela reforma económica da Santa Sé recebeu a Rita Garcia em casa e não fugiu às perguntas difíceis: “Se eu me visse como um verdadeiro embaraço para o Papa, parava amanhã”.

“Aquilo para mim não é Nossa Senhora, é um pedaço de barro!” Dentro da Igreja portuguesa, Fátima não é consensual. Dois padres, um frade e um bispo explicaram porquêà Tânia Pereirinha.

É um ensaio histórico de Vasco Pulido Valente sobre Fátima e a Primeira República. Nele, explica-se que tudo aconteceu "num tempo em que 'o Inimigo triunfava' e 'o Leão rugia'”.

Jorge Mario Bergoglio nunca esteve na lista dos favoritos, mas foi eleito Papa. Na biografia "Francisco, o grande reformador: os caminhos de um Papa radical", de Austen Ivereigh, percebe-se como tudo se passou. O Observador publicou o capítulo que relata os momentos tensos antes do fumo branco.

Hoje vamos continuar a ter muitas notícias e trabalhos especiais sobre o Papa em Fátima - para não perder nada, juntamos tudo aqui.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve sobre "a humildade de um não-crente": "Como pode um não-crente olhar para Fátima? Com a humildade de procurar entender, nunca com a superioridade dos iluminados bem-pensantes. Afinal a fé é capaz de ser liberdade e, também, de ser um dom".

Helena Garrido escreve sobre "a sorte e o optimismo como chave da alternativa": "Sucessivos anúncios de medidas que nos prometem prosperidade e uma boa dose de sorte têm sido os ingredientes da política económica alternativa que nos prometeram. Uma receita que tem tido sucesso".

Maria João Avillez escreve sobre o novo Presidente francês: "Emmanuel Macron sabe ao pormenor o que está a fazer: encarnar num mito. Um misto de pai, chefe, condutor do povo, inspirador das massas. Emmanuel quer dizer salvador".

Paulo Tunhas escreve sobre "pequenos-almoços grátis":"Resta que o 'fim da austeridade', para a maioria das pessoas, é tão postiço como os pequenos-almoços dos ricos das telenovelas. A ficção até pode durar algum tempo, mas o seu declínio é inexorável".


Notícias surpreendentes

Salvador Sobral surpreendeu a imprensa estrangeira:depois de o ouvirem, uns falaram em "magia", outros escreveram que o concorrente português à Eurovisão foi "literalmente perfeito".

Entretanto, surgiu uma nova versão de "Amar pelos Dois", desta vez em filme animado. O vídeo é de Ryan Woodward, um produtor de cinema norte-americano

“A Minha Vida de Courgette”, que estreia hoje no cinema, é uma animação que esteve nomeada ao Óscar e fala de coisas muito sérias. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas: é "um filme inventivo, subtil, melancólico e afetuoso".

Há mais filmes para ver esta semana: “Música a Música”, o regresso de Terrence Malick; e “Rei Artur: A Lenda da Espada”, onde "Guy Ritchie se dedica a desfigurar e a proletarizar o Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda".

Se vai comprar carro deve optar por gasolina ou gasóleo? A resposta é dada pelo Alfredo Lavrador, num dos destaques de hoje na nossa secção Auto.

Deixe-me lembrá-lo novamente: daqui a pouco, pelas 11h, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai estar em direto no site do Observador e no Facebook. Já se sabe que pode mandar as suas perguntas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário