Os trabalhadores moçambicanos podem passar a consultar a sua situação contributiva pelo telemóvel, como resultado de um programa de modernização do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), anunciou hoje a instituição.
A aplicação designada "M-Contribuição (Minha Contribuição, Meu Benefício)" permite também elaborar requerimentos através das plataformas digitais, bem como fazer o acompanhamento da sua tramitação, refere o INSS num comunicado enviado à Lusa.
O presidente do INSS, Francisco Mazoio, acredita que o programa vai dinamizar os serviços e facilitar o tratamento de processos.
"É um mecanismo de comunicação entre o nosso beneficiário e o sistema de Segurança Social. Não será mais necessário o trabalhador ir ao INSS para pedir informação sobre a sua situação contributiva", afirmou.
Por sua vez, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, citado no comunicado, considera ser imperioso apostar em estratégias e políticas que priorizem as tecnologias.
"O facto de sairmos de um sistema manual para um informatizado significa que saímos de um precário para outro melhor. Esta plataforma vai ajudar muito a monitorização do sistema", sublinha o chefe de Estado.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário