terça-feira, 2 de maio de 2017

Cidade espanhola aumenta intercâmbio com a Guarda para captar turistas

Resultado de imagem para Cidade espanhola aumenta intercâmbio com a Guarda para captar turistasA cidade espanhola de Béjar pretende aumentar as ações de intercâmbio com a Guarda, com quem está geminada, para captar mais turistas para a estância de esqui de La Covatilla, disse à agência Lusa o autarca local.


Segundo Alejo Riñones, Guarda e Béjar estão geminadas há mais de 30 anos e os contactos entre ambos os municípios "têm sido contínuos". O responsável espanhol já dialogou com o autarca da Guarda, Álvaro Amaro, para que as cidades estreitem mais os seus laços de cooperação e para que haja intercâmbio de atividades culturais e desportivas.
O objetivo também passa por "intercambiar jovens da Guarda que vão à neve a Béjar" e jovens de Béjar que desfrutem "das terras da Guarda", disse, referindo que alunos portugueses já ali se deslocam para a prática de desportos de inverno, o que "significa que são futuros esquiadores".
Alejo Riñones disse à Lusa, durante a realização da 4.ª Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorreu na Guarda entre sexta-feira e segunda-feira, que na Serra de Béjar situa-se a estância de esqui de La Covatilla, com 24 pistas e 21 quilómetros de área, que este inverno foi frequentada por cerca de 35 mil esquiadores, sendo 30% portugueses.
O autarca referiu que o turismo de neve é "importantíssimo" para Béjar e constata que muitos portugueses que ali vão esquiar são da região da Guarda.
"A estação de esqui que Portugal tem mais perto é Béjar e há muitos portugueses que a reclamam como sua. Estamos muito agradecidos a Portugal neste tema do turismo de neve", disse o responsável, apontando que "o português, que vai a La Covatilla, regressa".
A estância espanhola, situada a cerca de 200 quilómetros de distância da Guarda, é explorada pelo município de Béjar e este ano registou "129 dias de esqui".
"Nem todas as estações podem dizer isso", observou Alejo Riñones, sublinhando que é a única estância de inverno espanhola gerida por uma autarquia e onde são praticados "preços acessíveis para que os jovens ali possam deslocar-se".
Questionado sobre a Serra da Estrela, o autarca disse que ali "cai pouca neve" e como "está muito próxima do Oceano Atlântico é difícil ter mais dias de neve".
Já sobre o facto de em muitos dias de neve os acessos ao ponto mais alto da Serra da Estrela estarem encerrados e de o mesmo não acontecer na Serra da Béjar, informou que a sua autarquia gasta 200 mil euros por ano para manter as estradas sempre abertas.
"As estradas não podem fechar. Não o podemos permitir. Existe um acordo com a Diputación de Salamanca para que as estradas estejam sempre abertas. Circulam em permanência duas máquinas limpa-neves em cada sentido, mas isso custa dinheiro", afirmou.
A cidade de Béjar, localizada na Província de Salamanca, Espanha, possui 14 mil habitantes e "tem um potencial turístico imenso", segundo o autarca.

Fonte: Notícias oa minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário