terça-feira, 2 de maio de 2017

Bombardeiros americanos participam em manobras na península coreana

Resultado de imagem para Bombardeiros americanos participam em manobras na península coreana

Dois bombardeiros norte-americanos participaram na segunda-feira, na península coreana, em manobras conjuntas, que Pyongyang considerou uma provocação, foi hoje anunciado.

Os dois bombardeiros estratégicos "B1" partiram da base aérea Andersen, na ilha de Guam, e participaram na segunda-feira nos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e o Japão, disseram as Forças Armadas do Pacífico (PACAF) norte-americanas em comunicado.
O PACAF afirmou que os Estados Unidos realizam estas manobras de forma rotineira, sem qualquer ligação "a uma situação ou país específicos".
O anúncio norte-americano chegou depois de a Coreia do Norte ter denunciado o voo destes bombardeiros na região, uma ação que considerou tratar-se de uma provocação.
A região vive, há meses, em estado de crescente tensão face aos contínuos testes de mísseis norte-coreanos (o mais recente no passado sábado) e à retórica endurecida de Washington após a chegada de Donald Trump à Casa Branca em janeiro.
A isto junta-se a possibilidade de Pyongyang realizar um novo teste nuclear na base de testes de Punggye-ri, em que fotos por satélite em meados de abril mostravam grandes preparativos.
Os Estados Unidos, que sugeriram possíveis ataques preventivos, enviaram este ano para a região o porta-aviões nuclear USS "Carl Vinson" para que participasse nas manobras militares anuais com a Coreia do Sul. As manobras militares anuais conjuntas decorreram em abril e terminaram no domingo.
Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos disse, numa entrevista, estar disposto a reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "sob as circunstâncias adequadas". O porta-voz da Casa Branca esclareceu posteriormente que as mencionadas circunstâncias "não existem por agora".

Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário