terça-feira, 2 de maio de 2017

Albergaria-a-Velha recebe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Mais de 100 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Secundário de oito municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reúnem-se em Albergaria-a-Velha, na quinta-feira, dia 4, para a fase regional do 11.º Concurso Nacional de Leitura, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 O Concurso Nacional de Leitura visa promover o gosto pela leitura entre os adolescentes e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa e de escritores universais. Os 67 alunos do 3.º Ciclo deverão ter bem presentes os enredos dos livros “Casos do Beco das Sardinheiras”, de Mário de Carvalho, e “Aventuras do João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira. Aos 35 alunos do Secundário é pedido um conhecimento mais profundo sobre as obras “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, e “Livro”, de José Luís Peixoto.

O concurso decorre em duas etapas. Durante a manhã, na Biblioteca Municipal, os participantes farão uma prova escrita, constituída por questões de escolha múltipla, com a duração de 30 minutos. Os cinco concorrentes melhor classificados em cada nível de ensino serão apurados para a prova oral, a decorrer no Cineteatro Alba, durante a tarde.

 A segunda etapa do Concurso Nacional da Leitura é uma prova espetáculo apresentada por Paulo Condessa, promotor da leitura e dinamizador de sessões de “Stand-Up Poetry”, que será gravada pela RTP. Ao longo da tarde, os dez finalistas terão de responder, de forma crítica e clara, a questões sobre cada uma das obras selecionadas, e ler de forma expressiva um poema escolhido por sorteio.

Após a avaliação do júri, serão premiados três alunos, sendo que o melhor classificado representará a Região na fase final do Concurso Nacional de Leitura. Os prémios são constituídos por cheques-prenda em livros no valor de 100 euros (3.º lugar), 150 euros (2.º lugar) e 250 euros (1.º lugar).

  Para os professores e encarregados de educação que acompanham os concorrentes, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha preparou uma visita ao Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, para uma degustação de iguarias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário