segunda-feira, 8 de maio de 2017

Estou Aqui Adultos, é o novo programa da PSP semelhante ao programa Estou Aqui Criança.

O projeto «Estou Aqui Adultos», da Polícia de Segurança Pública, é dirigido a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública.
O projeto visa garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.
 A solução assenta nas pulseiras ESTOU AQUI, constituídas por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfanumérico e a inscrição «Call/Ligue 112». São gratuitas, pessoais e intransmissíveis.
Os interessados em adquirir uma pulseira deverão fazer o registo prévio no sítio do projeto (https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/) e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e ativar a mesma. O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador ou por um terceiro. As instituições que pretendam aderir ao programa podem fazer um só registo para vários utilizadores.
Ao ligar 112, o operador que atende a chamada efetua diligências para identificar a pessoa em causa e para alertar os seus contactos de emergência. Para além do contacto com os cuidadores do cidadão encontrado, o operador comunica com a força de segurança da área, informando sobre a ocorrência e identificando a pessoa.
Cada registo terá a duração máxima de dois anos. Findo esse período, os interessados deverão fazer um novo registo e levantar uma nova pulseira numa esquadra da PSP. Qualquer alteração de dados terá de ser solicitada por escrito, para o endereço eletrónico estouaqui@psp.pt.
A pulseira não tem qualquer sistema de georreferenciação associado, nem é um dispositivo de emergência médica que possa ser acionado em caso de queda ou acidente.



ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário