segunda-feira, 8 de maio de 2017

Macron: “Não vamos ceder ao medo e à divisão”

Resultado de imagem para Macron: “Não vamos ceder ao medo e à divisão”O presidente eleito de França, Emmanuel Macron, prometeu "não ceder ao medo" nem "à divisão", ao discursar na Esplanada do Louvre, em Paris, perante milhares de apoiantes reunidos para celebrar a sua vitória.
“Esta noite, a Europa, o mundo, olham-nos. Esperam que defendamos em todo o lado o espírito das Luzes”, disse Macron, ao lado da mulher, Brigitte, ovacionado por milhares de pessoas.
“Temos a força e a energia. Não vamos ceder ao medo, à divisão, às mentiras, ao amor pelo declínio e pela derrota. Sei que o devo a vós, aos meus companheiros, à minha família e aos meus amigos”, afirmou.
O Presidente eleito frisou que França enfrenta a “imensa tarefa” de reconstruir a unidade europeia, de reparar a economia e de garantir a segurança.
Pediu, para isso, uma renovação do apoio que lhe foi dado hoje nas legislativas de 18 de junho, para “construir uma maioria verdadeira, forte, uma maioria de mudança a que o país aspira”.
Para Macron, a vitória do movimento político que criou há um ano, o “En Marche!”, “não tem precedente nem equivalente”: “Todos diziam que era impossível, porque não conhecem França!”, disse.
“Obrigado, obrigado, obrigado!”, disse ao subir ao palco, ao som do hino da União Europeia, o “Hino à Alegria”.
“Obrigado aos que votaram em mim sem partilhar das nossas ideias, sei que não é um cheque em branco”, disse, dirigindo-se aos eleitores que votaram Macron para impedir uma vitória da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.
O candidato centrista Emmanuel Macron obteve 62,7% dos votos na segunda volta das presidenciais francesas de hoje, quando estão contados 70% dos votos, segundo dados oficiais.
O resultado, inferior aos das projeções à boca das urnas, foram apurados depois do escrutínio dos votos das zonas rurais e localidades mais pequenas, onde Marine Le Pen (extrema-direita) teve mais apoio na primeira volta.
Segundo as projeções de três institutos de sondagens, Emmanuel Macron obtém 65% a 66,1% dos votos e Marine Le Pen 33,9% a 35%.
Fonte: MadreMedia com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário