segunda-feira, 8 de maio de 2017

Vieira da Silva: sustentabilidade da segurança social em risco dentro de 13 anos

Resultado de imagem para Vieira da Silva: sustentabilidade da segurança social em risco dentro de 13 anos
O mais recente Relatório de Sustentabilidade da Segurança Social revê o prazo que era anteriormente previsto e que apontava para um desequilíbrio já em 2020.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social acredita que a sustentabilidade do sistema de segurança social pode entrar em défice daqui a apenas 13 anos. Em entrevista à RTP 3, que assinalou o Dia Mundial da Segurança Social, José António Vieira da Silva falou do futuro do sistema e do Relatório de Sustentabilidade a Segurança Social.
“Todos os anos é elaborado um relatório de sustentabilidade e esse relatório aponta para que, se nada for feito, pode haver uma situação de desequilíbrio”, explicou o ministro. “Neste momento as simulações que têm sido feita apontam para que, mais próximo da década de 2030, possa existir uma situação de maior dificuldade na Segurança Social”.
O prazo significa uma extensão face à anterior data. O anterior relatório referia que a situação de desequilíbrio poderia chegar já em 2020. “Isto não é a rutura da Segurança Social”, disse Vieira da Silva, lembrando que existe uma “almofada de segurança”, que cobre mais de um ano de pensões. O ministro ressalvou ainda que o problema poderá ser resolvido através da criação de emprego.
“Se nos próximos anos conseguirmos recuperar para uma atividade produtiva e contributiva”, será dado um “impulso relevante para a melhoria da Segurança Social”, realçou, em entrevista à RTP 3. “Estamos a viver um bom momento e nada aponta para que haja uma inversão na recuperação de emprego. Mas obviamente que o país vive ainda momentos difíceis”.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário