sexta-feira, 26 de maio de 2017

PT obrigada a pagar à Altice// Trump em confronto// De volta a Twin Peaks

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Temer defendeu-se com um vídeo nas redes sociais“O Brasil não parou e não vai parar", disse o Presidente brasileiro, já depois de ter retirado os militares das ruas.A imprensa aposta que não resistirá muito tempo.
No cantinho de Donald Trump, duas más notícias: o genro do Presidente também está a ser investigado pelo FBI, por causa dos seus contactos com responsáveis russos; foi "chumbada" a segunda versão do decreto anti-imigração, que vai agora para o Supremo.
Na NATO, Trump escolheu a via do confronto. Aqui sugiro-lhe uma pausa, porque ler este texto da Teresa de Sousa sobre o que se passou ontem é mesmo fundamental para perceber em que mundo estamos metidos.
Porque nem tudo é mau, a polícia britânica retomou a partilha de informações com os EUA, depois da tensão criada pela divulgação de informação confidencial sobre o atentado de Manchester. As "novas garantias" vindas de Washington chegaram para restabelecer as pontes.
Das ilhas britânicas chega-nos uma confirmação desportiva: Marco Silva já não é treinador do Hull City e está livre para negociar com o FC Porto (ou com outros clubes).
Antes de seguir, um lembrete: já começou a greve na função pública anunciada para hoje. Qualquer surpresa a meio do caminho ter, provavelmente, esta explicação.

As notícias do dia

Um novo capítulo de uma novela conhecida, na nossa manchete de hojea PT paga comissão para entrar no mundo Altice. A palavra ao Pedro Ferreira Esteves, que conta a história melhor do que eu: "A Portugal Telecom já é Altice Portugal. E a acompanhar a mudança de identidade está o pagamento de uma anuidade por participar no clube Altice, que traz como vantagens a todos os membros partilhar das competências que cada um tem. Uma comissão de franchising, cobrada ao longo de 2017, que os responsáveis da Altice consideram um modelo “justo, directo e transparente”, embora não revelem nem o seu valor, nem a que se destina concretamente."
Ainda do mundo dos negócios: a dona da rede Multibanco está à procura de investidor estratégico notícia da Cristina Ferreira. E mais um com pernas para andar: o Terminal do Barreiro teve parecer ambiental favorável, diz o Negócios.
Mais tremida vai a venda do Novo Banco: a Associação de Bancos enviou uma carta ao Banco de Portugal, pedindo medidas para baixar custos com a venda, incluindo que a troca de obrigações seja maior do que os 500 milhões previstos - conta o Jornal Económico.
A política ajuda os negócios? Vamos lá ver: o PSD quer uma taxa sobrada por cada serviço da Uber e Cabify (notícia da Sofia Rodrigues); o PS defende-se das críticas dos proprietários às suas alterações propostas à lei do arrendamento. O Bloco, por seu lado, tem uma alternativa diferente.
O PS entra hoje em jornadas parlamentares, reconhecendo que o seu papel tem sido mais o de negociar (e menos o de legislar). Ontem, coube a Ferro Rodrigues dar o mote ideológico à discussão.
No PSD de Lisboa, mais uma criseo líder da distrital demitiu-se (e há um passista pronto a entrar, ainda antes das autárquicas). Anote pelo meio a manchete do JNo número de candidatos independentes vai aumentar 70%.
Falando em problemasos bombeiros estão a exigir uma alteração à lei, admitindo nem ir à festa do ano (por causa da redução de financiamento); e o INEM tem ambulâncias paradas por ter falta de pessoal (diz o JN). 
Uma notícia tristefoi arquivada a investigação à morte de David, que morreu à espera de cirurgia.
E uma preocupante: a Inspecção-Geral da Educação investiga alegada homofobia na escola de Vagos.

Dia de ípsilon  

E o ípsilon leva-nos de volta a Twin Peaks. A Joana Amaral Cardoso diz antes assim: "Fomos ao inferno e voltámos - e foi maravilhoso". A série que mudou as séries de televisão, que também nos mudou a nós, está de volta ao pequeno ecrã já este fim-de-semana. A nossa proposta é que entre por aqui, para um regresso ao passado (consegue ouvir a música?). E, depois, por outra porta, para os textos do Jorge Mourinha: o novo Twin Peaks é futuro ou é passado? E David Lynch, escondido à vista de todos. Boa viagem.
E agora um livro. Sobre o que é ser anónimo, quase invisível. Chama-se "A contraluz", da britânica Rachel Cusk, e a Isabel Lucas parece ter adorado. Vale a crítica e a entrevista: "Sermos nós é muito problemático" (daqui a minutos estará aqui).
E também um álbum, um clássico rock'n'roll. E conta o Mário Lopes: "Tudo começou com dois amigos de Pisões que iam aprender a tocar bateria e guitarra". Deu nistoladies and gentleman, the Stone Dead (com uma estreia que vale quatro estrelas e meia).
É apenas um cheirinho do ípsilon de hoje, que tem muito mais: teatro, exposições, mais música, cinema e livros. E uma bela capa, para abrir o apetite.  

A agenda de hoje
  • Dia de greve nacional da Função Pública, que deve afectar sobretudo escolas, serviços de saúde e ainda da cultura (os motivos estão no Eco);
  • Marcelo e os reis de Espanha abrem a 76.ª edição da Feira do Livro de Madrid, que tem Portugal como país convidado;
  • António Costa encerra as jornadas parlamentares do PS, que decorrem desde ontem em Bragança, tendo como lema "Portugal Melhor";
  • Taormina, na Sicília, acolhe a cimeira do G7com os líderes tão divididos como estiveram na cimeira da NATO.

Só mais um minuto...

No Instagram de Madonna já vimos o Oceanário, o Parque Eduardo VII, os Jerónimos e a costa alentejana. Faltam os Pastéis de Belém e uma selfie com Marcelo para que o postal fique completo, como diz aqui o Life&Style do PÚBLICO. Mas não é só ela que anda por Lisboa a celebrar: os escoceses invadiram a capital para festejarem uma vitória com 50 anos. E até a Jane Goodall veio com três peluches a Lisboa para nos saudar de forma muito especial.
E ainda não viram isto: Marvila inundou 15 paredes de arte para derrubar muros. Nem provaram a última carta do Flores do Bairro, que vai fechar, sim, mas para renascer daqui a uns meses. Diria que, se estamos na moda, não pode ser por sorte, pois não?
Aproveite o fim-de-semana, aproveite cada canto da sua cidade (ou de outra, é tudo perto, aqui, no nosso cantinho europeu). Se precisar de dicas, deixo-lhe a Fugas, o Guia do Lazer, o Cinecartaz também. 
Tudo o resto estará aqui, hoje e nos próximos dias, fazendo-lhe companhia e mantendo-nos actualizados.
Já sabe: sorriso ligado, dia feliz. Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário