sexta-feira, 26 de maio de 2017

39.º Festival de Aniversário do Grupo Típico de Ançã

O Grupo Típico de Ançã vai festejar, no próximo dia 28 de maio, o seu 39.º aniversário. Do seu currículo popular consta a pesquisa de trajes, músicas e danças tradicionais, da região do baixo mondego, que passa por exemplo pelo relembrar da tradição da penhora da azeitona e da apanha do arroz, sob a égide do Sr. Padre Manuel de Jesus, Presidente da Direção do Grupo.
Nas suas atuações públicas e no seu museu etnográfico, o referido Grupo mostra ao público em geral os frutos desse trabalho, que visa preservar para as gerações futuras, usos e costumes da vila rural do povo alegre de Ançã.
Porque dispõem de um acervo rico, as suas recolhas têm sido objeto de elogios, pela forma como se pretende preservar a memória cultural de Ançã.
Nestes 39 anos de existência, o Grupo Típico de Ançã realizou inúmeras apresentações de norte a sul do país, mas também no estrangeiro; percorreu quase toda a Europa e também o Brasil e os Estados Unidos.
As cestas e assafates, transportadas à cabeça das senhoras, são atrativo dos estrangeiros, que muitas vezes os registam fotograficamente.
Há já alguns anos o Grupo gravou um CD e divulga também o seu historial através da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário