Pelo menos 61 pessoas morreram no incêndio em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. Há 54 feridos. As chamas continuam fora de controlo. Primeiro-ministro teme mais vítimas.
As condições atmosféricas "atípicas" foram determinantes para a propagação rápida do incêndio em Pedrógão Grande. "Inconsciência" e "curiosidade" podem explicar algumas das mortes.
O número de mortos está em 61. A maior parte morreu encurralada na estrada nacional 236, dentro dos carros. Rodrigo e Bianca, de 4 anos, são as primeiras vítima conhecidas. Há pelo menos 4 crianças
Numa publicação de Facebook, o piloto João Silva dos Santos descreveu o cenário de horror a que assistiu ontem durante o combate ao incêndio no concelho de Pedrógão Grande.
O especialista em incêndios florestais Xavier Viegas revelou que terá sido a "rápida propagação" do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande que conduziu às várias mortes.
O incêndio mais mortífero conhecido aconteceu em 1871 nos EUA. Em 2009 morreram 173 pessoas na Austrália. E há 10 anos os fogos na Grécia fizeram 77 mortos.
A reportagem fotográfica do Observador, em Pedrógão Grande. Veja as imagens do terror vivido durante a noite e as fotos do fogo que continua a lavrar em algumas zonas.
Seleção Nacional faz esta tarde a estreia na Taça das Confederações, defrontando o México após o triunfo no jogo inaugural da Rússia frente à Nova Zelândia sem esquecer a tragédia de Pedrógão Grande.
A partir de agora os anos 90 conjugam-se no presente e não no passado. Os millennial e os seus seguidores foram aos arquivos e trouxeram de volta o espírito do fim do século XX.
Este domingo França vai votar na segunda volta das eleições legislativas e as projeções dão uma vitória esmagadora para os partidos que apoiam Macron. Ao mesmo tempo, abstenção deverá ser recorde.
Opinião
Vasco Pulido Valente
…hopes expire of a low dishonest decade… (W. H. Auden)
Alberto Gonçalves
Por azar, o cepticismo de alguns acha a dádiva uma exibição de “cunhas” e descaramento, e coloca os parentes de Carlos literalmente na lama.
Rui Ramos
Em Portugal, há demasiados indivíduos e grupos de interesse cujas posições, estatutos e rendimentos dependem da sua relação com o poder político e representam um custo excessivo para a sociedade.
Pedro Machado
São mais de 300 quilómetros entre os aeroportos de Sá Carneiro e Humberto Delgado sem uma pista que receba companhias aéreas. É como se não existisse território entre o Douro e o Tejo.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Santo António de Lisboa, de Pádua e do mundo inteiro, foi um grande santo e um grande sábio, que de ‘santinho’ não tinha nada, pois foi um dos homens mais cultos do seu tempo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário