domingo, 18 de junho de 2017

Número de mortos em Pedrógão Grande aumenta para 43

LUSA-INBOX

Número de mortos em Pedrógão Grande aumenta para 43

O número de pessoas que morreram no incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, aumentou para 43, adiantou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. É uma das maiores tragédias em Portugal dos últimos 50 anos, provocada por um incêndio.

Entre as vítimas mortais, 18 foram encontradas em carros e quatro estavam numa outra área junto ao Itinerário Complementar 8. 

Outras três morreram por inalação de fumos, indicou o governante, em declarações aos jornalistas junto ao posto de comando, em Pedrógão Grande.

Jorge Gomes disse ainda haver 59 feridos, a maioria civis, 18 dos quais foram para hospitais de Lisboa, Coimbra e Porto. Há cinco pessoas feridas com gravidade: quatro bombeiros e uma criança.


Ainda está em curso o combate às chamas com 700 homens no terreno. As chamas atingem os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, com quatro frentes de fogo ativas.

Dois aviões canadair espanhóis deverão chegar esta manhã para ajudar no combate às chamas e espera-se também ajuda francesa.
Governo declara estado de contingência
Já durante a madrugada, o Governo tinha declarado o estado de contingência, dada a dimensão do fogo e suas consequências. 

"O estado de contingência ativa determinados meios e permite também outras possibilidades para tudo o que se vier a desenrolar a partir daqui e também para o que já aconteceu", disse o secretário de Estado da Administração Interna.

O governante adiantou que foram mobilizados quatro pelotões do Exército para, logo pela manhã, procederem a operações de rescaldo e verificação.

c/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário