Pico de tráfego traz o fantasma dos “serviços mínimos de segurança”. Aviões seguem com menos tripulantes e o chefe de cabine pode cortar refeições
Pagar um bilhete de avião com refeição incluída não é, afinal, um direito adquirido. E tem vindo a incomodar vários passageiros da TAP ao longo das últimas semanas.
Em causa está uma batalha antiga que tem por base o acordo de empresa entre a companhia aérea e os tripulantes de bordo, e que diz que sempre que um avião segue com menos tripulantes do que o previsto, o chefe de cabine pode decidir não fazer o habitual serviço de bordo, decretando um “mínimo de segurança”. Isto é: o voo segue, mas sem refeições nem vendas, independentemente do número de horas que a viagem possa durar.
“Se o chefe de cabine assim o entender nem os copos de água são entregues, assegurou um passageiro frequente ao Dinheiro Vivo. “E isto é verdade para todas as classes, mesmo para a classe executiva, onde o passageiro paga uma tarifa mais elevada e que deveria dar direito a um serviço diferenciado”, acentua.
Esta situação tem vindo a repetir-se de forma intermitente ao longo dos últimos anos e constitui uma espécie de braço-de-ferro entre a transportadora aérea e o sindicato nacional do pessoal de voo da aviação civil. O SNPVAC tem alertado por diversas vezes para a necessidade de a empresa assegurar que tem disponível o número de tripulantes necessários, conseguindo garantir os tempos de descanso devidos para o calendário de viagens.
Mas em alturas de pico de tráfego, com reforços de rotas e mais passageiros, esta desdobragem de equipas nem sempre é tarefa fácil. Acabam, por isso, quando seguem com menos do que um tripulante por cada 50 passageiros – numa aeronave com 200 lugares são o chefe de cabine e outros quatro elementos – , limitar o serviço ao mínimo, alegando que a segurança do voo é prioritária face aos demais serviços de bordo. Esta decisão está sempre na mão do chefe de cabine que tem, também, autoridade para decidir que as refeições podem ser servidas mesmo que os tripulantes operem em mínimos. O Dinheiro Vivo tentou contactar o SNPVAC mas não foi possível obter resposta até ao fecho desta edição.
ATAP está ao corrente da situação, que está longe de ser inédita neste verão, e admite que já está a reforçar equipas para que estes casos deixem de se verificar. “Existem casos de falta de serviço em alguns voos, que estamos a tentar colmatar com a entrada de novos tripulantes, já em curso e outros que ainda falta”, confirmou a companhia aérea ao Dinheiro Vivo.
“Somos informados já dentro do avião que o voo não vai ter serviço de bordo e que lamentam a situação, mas é difícil contornar essa falta de refeição quando já estamos prontos para descolar. E podemos falar de voos de mais de duas horas”, adiantou o mesmo passageiro frequente. Ainda que os processos de recrutamento estejam a decorrer para dar novo fôlego ao pessoal de voo, ao que foi possível apurar, a escassez de serviço de bordo e consequente falta de refeições, está longe do pico frenético de 2013 ou mesmo do ano passado.
Há quatro anos, a empresa chegou a oferecer vouchers refeição antes dos voos, upgrades de milhas para clientes frequentes e compensações monetárias, consoante o tipo de serviço que o passageiro provava ter contratado. Seja como for, as queixas têm chegado especialmente aos canais online.
Fonte: Dinheiro Vivo
Foto: DR
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