Provas disputam-se de 13 a 15 de julho
ATLETA E TREINADORA DA APCC JÁ ESTÃO NA DINAMARCA PARA O CAMPEONATO DO MUNDO DE TRICICLETA
A atleta Sandra Semedo e a treinadora Ana Nunes vão ser as ‘representantes’ da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) no Campeonato do Mundo de Tricicleta, cujas provas decorrerão nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Dinamarca. Sandra defenderá as três medalhas (duas de ouro e uma de prata) conquistadas no ano passado, enquanto que a Ana caberá chefiar a delegação portuguesa, por ser a atual selecionadora nacional.
Nesta competição, a triciclista de 29 anos (que corre na categoria RR2) disputará as provas de 100, 200, 400 e 800 metros. Vai tentar aumentar um currículo onde constam já, além das referidas medalhas internacionais, diversos títulos nacionais (é a atual campeã de Portugal de todas as distâncias da sua categoria) e sete recordes portugueses nas classes RR2 e RR3.
Sandra Semedo nasceu em Coimbra há 29 anos e estreou-se o ano passado em grandes competições internacionais em representação de Portugal. Começou a praticar tricicleta em 2012, na APCC (de que é utente desde criança), sempre sob a orientação de Ana Nunes, responsável pelo treino de todos os atletas desta modalidade na instituição.
Além de Sandra Semedo, a Seleção Nacional para este Campeonato, pela primeira vez com a supervisão de Ana Nunes, é constituída por outros dois atletas: Hugo Correia e João Lomar.
Campeonato do Mundo de Tricicleta de 2017 (evento com origem na Taça do Mundo, com mais de 20 edições, mas que só este ano toma esta designação) vai disputar-se na cidade dinamarquesa de Frederiksberg. Em prova estarão cerca de 100 atletas, em representação de 12 países. Além da vertente competitiva, este evento desportivo inclui atividades de cariz social e cultural e fóruns para atletas, treinadores e chefes de delegação.
A tricicleta é uma modalidade realizada em pistas de atletismo, destinada exclusivamente a pessoas com paralisia cerebral. Trata-se de uma competição mista, com três classes de competição, em que os atletas correm com os pés, num equipamento com três rodas e três apoios. Na APCC, começou a ser praticada há quase duas décadas, tendo sido retomada com particular entusiasmo nos últimos anos.