terça-feira, 11 de julho de 2017

360º - As suspeitas da Justiça sobre a Caixa. E o que falta saber sobre o Galpgate

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O Galpgate não desaparece nem diminui. Os três secretários de Estado pediram ontem a sua constituição como arguidos no processo - mas a Procuradoria Geral da República informou que já na quinta-feira o Ministério Público tinha emitido um despacho a ordenar isso mesmo. Só falta a notificação.

Ainda há muito para esclarecer neste processo:

  • Quanto dinheiro é que os governantes devolveram à Galp para cobrir as despesas da ida aos jogos do Euro?
  • O que acontece aos autarcas que também viajaram a convite da empresa?
  • As faturas dos deputados do PSD que dizem ter pago as suas próprias despesas batem certo?
  • E quais foram os argumentos dos responsáveis políticos que recusaram os convites da Galp?
Hoje, pelas 11h30, o secretário de Estado demissionário dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, está no parlamento para falar sobre offshores. Mas, obviamente, podem surgir perguntas ou comentários sobre o Galpgate. Por isso, no DN, ficou dado o recado: "PS preparado para contra-atacar, se for caso disso".

Um das razões pelas quais o Galpgate ganhou combustível político é a existência de uma guerra fiscal entre a empresa e o Estado que já ultrapassa os 240 milhões de euros. A Galp recusa pagar a contribuição extraordinária sobre o setor da energia criada em 2014. O conflito, que também envolve outras grandes empresas, está por resolver.

António Costa vai aproveitar para remodelar outros secretários de Estado e Miguel Prata Roque, que está na Presidência do Conselho de Ministros, pode ser outra das saídas. A notícia é da SIC Notícias e foi confirmada pelo Observador. Outro nome possível, este avançado peloNegócios: Carolina Ferra, secretária de Estado da Administração Pública.


Informação relevante
Já há muito tempo que não se falava da Caixa: agora, sabe-se que o Ministério Público tem suspeitas sobre a gestão do banco por haver, desde 2007, créditos com problemas classificados intencionalmente como "créditos sem incumprimento". Objetivo: melhorar as contas do banco. As suspeitas, reveladas pela Rita Dinis, constam de um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa enviado à comissão parlamentar de inquérito sobre a recapitalização da CGD.

O Governo já reagiu: Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, disse que eventuais imparidades da CGD não declaradas “no passado” devem ser apuradas.

Já são conhecidos os nomes dos 12 peritos da Comissão Técnica Independente que vai analisar os incêndios de Pedrógão Grande. Têm agora um máximo de 90 dias para as conclusões.

Sobre o SIRESP, duas novidades:

O Exército continua agitado: o primeiro-ministro convocou para hoje uma reunião sobre segurança em instalações militares com o chefe do Estado Maior das Forças Armadas e com os chefes dos três ramos militares; e ontem à noite o Presidente da República jantou com os quatro chefes militares. 

Amanhã, o Governo vai ao Parlamento discutir o Estado da Nação. Além dos números, qual é o estado da nossa democracia? Há falta de transparência nas cativações históricas deste Governo? Quem responde perante as falhas do Estado? As comissões parlamentares são um modelo esgotado? O PSD e o CDS são uma oposição em crise? A “geringonça” serve melhor a quem? Qual é o novo papel de um Presidente interventivo? O Miguel Santos Carrapatoso foi procurar as respostas.

O processo começou com a polícia a acusar e acabou com a polícia a ser acusada: 18 agentes da PSP da esquadra de Alfragide são suspeitos dos crimes de tortura, sequestro, injúria e ofensa à integridade física, agravados pelo crime de ódio e discriminação racial. Os seus alvos terão sido vários jovens da Cova da Moura.

É um email comprometedor. O filho mais velho de Donald Trump já deu várias versões da mesma reunião, durante a campanha presidencial, com uma advogada russa que teria informações prejudiciais sobre Hillary Clinton. Agora, vai ter que se explicar novamente: um email revelado pelo The New York Times mostra que Trump Jr. sabia que por detrás do episódio estava Putin, que pretendia ajudar o seu pai a ser eleito.

Esta madrugada, um avião militar caiu em espiral num campo de soja no Mississipi e fez 16 mortos. Presume-se que todas as vítimas sejam marines.


Os nossos Especiais

Elas são as craques da seleção nacional de futebol feminino - e a partir de dia 16 vão disputar pela primeira vez o título europeu. Antes, estiveram na redação do Observador a responder a todas as perguntas dos jornalistas e dos leitores. Dolores Silva, Suzane Pires e Mónica Mendes contaram como é a vida de uma jogadora e concordaram: "O futebol faz-me feliz".


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "António Costa como 'fenómeno mediático'”: "Ao contrário do SIRESP e da vigilância de Tancos, a 'gestão política' do governo funcionava: ninguém discutia as cativações e esquecemos as viagens da Galp. Mais eis que nem a 'gestão' já funciona".

Laurinda Alves escreve "O poder da bondade": "Francisco Varatojo morreu no fundo do mar, onde mergulhou tantas vezes para percorrer as profundezas em silêncio, naquele espanto mudo com que admirava e absorvia as maiores belezas que podia conhecer".

Paulo de Almeida Sande escreve "Os lemingues": "O fogo nas florestas portuguesas, independentemente das responsabilidades de uns e outros, é um episódio mais da tragédia humana do aquecimento global auto-induzido".


Notícias surpreendentes
Os pastéis de nata lisboetas da Manteigaria, do chef Miguel Rocha Vieira, vão chegar ao Porto. Já podem tocar o sino (sim, há mesmo um sino)

Ela foi, durante 25 anos, diretora da Vogue britânica. Em meados de maio, Lucinda Chambers foi despedida - e agora, numa entrevista aberta, fala sobre o lado negro dos bastidores da moda: "As grandes empresas exigem demasiado dos seus designers. Eles vão ter problemas de bebida e de droga, vão ter colapsos nervosos".

Carolina Patrocínio publicou uma foto da filha nas redes sociais e provocou uma polémica imediata. A criança está demasiado bronzeada? E quando é que o sol é um excesso?

Mais fotos que dão que falar? As imagens das férias de Cristiano Ronaldo. Há uma geringonça voadora aquelabarriga da namorada.

É um livro polémico e, para perceber porquê, basta ler o título: "Juan Carlos I: o rei das 5.000 amantes". A obra do coronel aposentado Amadeo Martínez Inglés conta os detalhes da vida amorosa do rei emérito. 

É tudo por agora. Daqui a nada há mais notícias aqui, como sempre
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário