domingo, 13 de agosto de 2017

Prática de yoga pode mudar de forma positiva o DNA humano

maxresdefault
É difícil encontrar alguém que comece a praticar yoga e desista da prática algum tempo depois simplesmente porque não gostava mais. Mas os benefícios vão muito além da prática ser agradável e relaxante, segundo apontam estudos recentes. Ela também é capaz de alterar o ADN humano de forma positiva!
Embora a descoberta pareça surpreendente, ela só reafirma estudos, que indica que a meditação pode alterar as células do nosso corpo. Diversos jornais, revistas e sites pelo mundo já indicavam a prática de yoga como uma maneira de reduzir a ansiedade, depressão, dores musculares e até mesmo diminuir a pressão sanguínea. Um dos estudos que mostra que os benefícios da prática podem ser ainda maiores foi proposto pela Universidade de Harvard e divulgado no site Natural News.
Os investigadores mostram que a yoga pode ter um impacto positivo na função metabólica a nível celular, melhorando a absorção de nutrientes e auxiliando na prevenção de doenças crónicas. Para chegar a esse resultado, eles observaram dois grupos de participantes: o primeiro praticava yoga e mindfulness, enquanto o segundo não realizava nenhuma das actividades.
Após um período de oito semanas, os cientistas tiraram amostras de sangue dos dois grupos e descobriram que aqueles que praticavam yoga apresentavam modificações em mais de 2,2 mil genes – a maioria deles exibindo melhorias no seu funcionamento, embora cerca de 900 destes genes tenham apresentado diminuição das suas actividades . A principal mudança positiva deu-se em relação ao stress oxidativo, responsável pelo aparecimento de diversas doenças degenerativas.
Outro estudo similar foi conduzido com sobreviventes de cancro e apresentado pela Universidade de Calgary. Os investigadores observaram um grupo de sobreviventes que participavam em classes de yoga semanalmente, bem como outro que não havia aderido à pratica. Através de amostras de sangue, eles puderam comparar os dois grupos e perceberam que os primeiros apresentavam um telômero mais longo, o que costuma ser associado a uma maior sobrevivência  pós-cancro.
Fonte: Hypness

Nenhum comentário:

Postar um comentário