sábado, 19 de agosto de 2017

Se isto é Marrocos, uma caminhada com a voz do Vez e um retrato a branco e azul nos Açores


P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Não são propriamente as imagens que mais nos habituamos a ver de Marrocos: jardins luxuriantes ou museus de arte contemporânea. Mas Marraquexe, a cidade rosa, “quer modernizar-se sem perder aquilo que atrai milhares de turistas todos os anos” e está a mostrar também o seu lado mais verde. Entre praças vibrantes e souks labirínticos, a Mara Gonçalves, o Paulo Pimenta e a Sibila Lind perderam-se por templos botânicos (mais ou menos) silenciosos e observaram como "as artes da natureza comungam com as do homem". Também andaram por Casablanca, impressionados com a Mesquita Hassan II, e contam-nos como foi aqui. Já a Andreia Marques Pereira esticou-se ao sol em Saïdia e deu um saltinho a Fez. Atenção, que este relato tem a banda sonora do momento: Despacito.
Passito a passito, hoje temos para lhe oferecer mais um capítulo da nossa série Caminhos de Verão. Na companhia da Andreia Marques Pereira e do Nelson Garrido, percorra o passadiço de Sistelo, no Minho, e deixe-se embalar pela voz do rio Vez e pela fauna e flora que vai surgindo no caminho – e de permeio prove uma merenda regional que contempla fumeiro assado, broa de milho amarelo e vinho branco.
Falando em vinho, o do Porto é um dos ingredientes frequentes nas criações de Carlos Santiago, o bartender do The Royal Cocktail Club, que a Renata Monteiro foi conhecer a propósito da sua recente nomeação para Melhor Mixologista Europeu. Em breve vai também ao México disputar a final mundial do World Class, o concurso que vai escolher, entre 50 profissionais, o Bartender do Ano. Eis o retrato do homem que está a pôr os cocktails em português nas bocas do mundo.
Fecho com uma sugestão nos Açores: o hotel White, na ilha de São Miguel, onde a Francisca Gorjão Henriques pernoitou e se cruzou com a história de João e Catarina Reis, que “deixaram para trás a agitação de Lisboa” para abrirem um espaço onde a principal conquista é o tempo. “No White para-se o relógio e põe-se a vida a andar mais devagar.” Perfeito para quem está de férias, não?
Por falar em férias, deixo-o descansado nas suas. Eu volto no sábado, mas conto com a sua visita durante a semana. Sempre no sítio do costume. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário