quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Terramoto de magnitude 6,1 abala costa este do Japão

Um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter abalou hoje a costa este do Japão, de acordo com o departamento norte-americano de geofísica, não havendo alerta de tsunami.
Resultado de imagem para Terramoto de magnitude 6,1 abala costa este do Japão
O U.S. Geological Survey (USGS) adiantou que o epicentro do terramoto se situou 281 quilómetros a este da cidade de Kamaishi, em Honshu, a maior ilha do Japão, a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.
Por seu lado, a agência meteorológica japonesa precisou, contudo, que não há alerta de tsunami.
Segundo o USGS, terão sido sentidos pequenos abalos e apenas na ilha de Honshu e o risco de destruição é baixo.
O Japão, localizado na junção de quatro placas tectónicas, é atingido anualmente por mais de 20% de todos os terremotos mais fortes registados na Terra. Os danos, no entanto, são limitados, mesmo em caso de fortes tremores, por causa dos padrões estritos para a construção de edifícios que o país tem.
Em março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 na escala de Richter, perto do máximo alguma vez registado, fez cerca de 18.000 mortos e desaparecidos e causou um desastre na central nuclear de Fukushima Daiichi, onde três reatores (dos seis no total) entraram em fusão. Foi o pior acidente nuclear da história, desde o desastre na central soviética de Chernobyl (na Ucrânia) em 1986.
Um terremoto de 7,1 de magnitude atingiu a cidade do México na terça-feira, matando pelo menos 225 pessoas.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário