O Rancho Folclórico da Carapinheira realiza a sua “XVI FESTIFOLCA” e comemora o seu 43.º aniversário, iniciativas que pretendem “homenagear os que, no presente, nos ajudaram a recordar o passado e a pensar o futuro”.
 O XVI Festifolca - Festival de Folclore da Carapinheira - vai celebrar a cultura e a etnografia, com a realização de um festival de folclore, no dia 23 de Setembro, a partir das 21h30, no salão do Clube Desportivo Carapinheirense (CDC).
Nesta ‘festa da etnografia’, que também é motivo para comemorar o 43.º aniversário do RFC), participam, além do grupo anfitrião - Rancho Folclórico da Carapinheira (RFC) - o Grupo Folclórico Cantares de S. Tiago (Ansião); Rancho Folclórico Varandinhas de S. Bento (Corticeiro) e Grupo Etnográfico de Arneiro de Fora (Maiorca) irá apresentar a mais genuína cultura popular das terras de origem.
À semelhança de edições anteriores, “o Festifolca é mais do que um festival de folclore” regista Vítor Travassos, presidente da direção do RFC, recentemente galardoado com a “Medalha de Mérito Cultural” pela dedicação à causa do associativismo e da cultura popular, em particular. Sublinhando que “é um evento que ultrapassa os limites da cultura e da etnografia, celebrando um verdadeiro espírito comunitário de preservação e divulgação das nossas tradições populares” aquele dirigente destaca que “este ano será um momento especial no qual poderemos homenagear os que, no presente, nos ajudaram a recordar o passado e a pensar o futuro”. “A qualidade do trabalho desenvolvido pelos grupos presentes neste Festifolca faz com que sejam dignos embaixadores da cultura popular das suas localidades de origem”, frisou.
O evento inicia-se pelas 21h15, com um desfile dos grupos participantes desde a Capela de Santo Amaro até ao Salão do CDC, onde haverá uma cerimónia protocolar, seguindo-se o “Festifolca”, com a exibição etnográfica dos grupos participantes.
A festa folclórica tem o apoio do CDC - onde haverá quermesse, bebidas e doces regionais - Centro Social Paroquial da Carapinheira, Lacam, Junta de Freguesia da Carapinheira e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Aldo Aveiro