quinta-feira, 19 de outubro de 2017

360º - A mini-micro-remodelação de António Costa foi feita com amigos. Os Fact Checks ao debate de ontem. E Rajoy vai suspender autonomia da Catalunha

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... António Costa fez uma mini-micro-remodelação. E, mesmo assim, teve que recorrer ao seu círculo de amigos mais próximos para conseguir preencher os lugares:


Antes de anunciar as mudanças no Governo, o primeiro-ministro esteve no Parlamento. Do debate violento na Assembleia saíram três Fact Checks do Observador:
  1. O Governo recuou nas indemnizações rápidas às vítimas?
  2. Houve redução de meios de combate antes dos incêndios deste fim de semana?
  3. Assunção Cristas foi “responsável pela liberalização total da expansão do eucalipto”?

O resumo do que se passou na Assembleia da República durante a tarde está aqui. E a crónica do Vítor Matos sobre a capitulação do primeiro-ministro perante o Presidente está aqui.

Durante uma das suas intervenções no debate, Costa disse que as mortes nos fogos também estão na sua consciência (em resposta a Marcelo). E, garantiu, não são apenas essas. Lembrou outros casos que aconteceram quando tinha responsabilidades em governos: são 86 vítimas de fogos, cinco bombeiros chilenos, um bombeiro português, dois agentes da PSP e um inspetor da PJ. Conheça as histórias.

“Vou ter de arranjar emprego noutro sítio. Mas onde, se isto ardeu tudo?”. A destruição de empresas e de empregos foi outra consequência dos fogos. O João de Almeida Dias e o João Porfírio estiveram na zona industrial de Oliveira de Frades, que parece ter sido arrasada por uma bomba

José Manuel Fernandes escreveu uma crónica sobre uma foto que vale tanto como um discurso e que mostra que Marcelo Rebelo de Sousa é um homem com sangue a correr-lhe nas veias.


Mais informação importante
Ainda sobre fogos: o ex-comandante da Proteção Civildesviou meios de combate do grande incêndio de Mação. Era uma suspeita que já tinha sido levantada pelo presidente da Câmara e que agora se confirma por um documento a que a TSF teve acesso. O município pede agora uma clarificação do Governo.

O PS vai chamar o ministro da Defesa de urgência ao Parlamento, depois de as armas roubadas em Tancos terem aparecido na Chamusca (mas ainda faltam as munições).

Afinal, o que aconteceu com o material militar? Foi a Madonna, a Joana Vasconcelos ou uma tentativa de independência? Na Internet, há muitas teorias.

A Ordem dos Médicos exige uma auditoria independente e urgente ao Serviço Nacional de Saúde. É uma das consequências do relatório do Tribunal de Contas sobre a degradação do acesso dos doentes ao SNS.

Carles Puigdemont respondeu a Mariano Rajoy e ameaçou: “O parlamento pode votar a declaração de independência” se Madrid avançar com a aplicação do artigo 155 da Constituição, que retiraria a autonomia à região. Rajoy já esclareceu: o artigo 155 será mesmo aplicado este sábado.

Donald Trump junta polémicas e mais polémicas com famílias de soldados mortos. Por um lado, continua a troca de palavras entre o Presidente e a viúva de um militar a quem Trump terá dito que ele "sabia ao que ia". Por outro, Trump enviou um cheque pessoal de 25 mil dólares a outra família, na sequência de uma promessa, mas só depois de o Washington Post ter escrito um artigo sobre o assunto.

O Benfica perdeu ontem na Luz contra o Manchester United por um golo e continua sem somar qualquer ponto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Miguel Santos Carrapatoso fala do erro de Svilar e escreve: "Não, Salvio. Vocês não são melhores".

O Sporting também perdeu, por 2-1, com a Juventus. Nacrónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve sobre o dia em que o professor Jesus falhou o curso por uma cadeira. O treinador do Sporting somou a pior série em Alvalade nos últimos seis jogos.


Os nossos Especiais

“Andava sempre nu, era uma mania”. Juary, que marcou o golo decisivo na final de Viena de 1987, dá uma entrevista de vidaimperdível ao Rui Miguel Tovar.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Uma tragédia escolhida por nós": "António Costa é responsável por políticas que queremos e por isso a tragédia dos incêndios é também um peso para a nossa consciência. Fomos nós que escolhemos abandonar aquelas pessoas".

Paulo Tunhas escreve "Um homem, de facto, muito perigoso": "Há uma explicação para o grotesco. Costa ocupa simultaneamente dois cargos. Primeiro, é sócio-gerente da empresa Geringonça. Depois, é primeiro-ministro de Portugal. A ordem aqui não é arbitrária".

"O banho de humildade de António Costa depois da tragédia" foi o tema de mais um BICA, onde eu, a Filomena Martins e o Vítor Matos discutimos o dia em que o primeiro-ministro foi obrigado a ceder ao Presidente.


Notícias surpreendentes

Hoje estreia o filme “A Paixão de Van Gogh”, uma investigação passada dentro dos quadros do pintor. Eurico de Barros dá quatro estrelas a esta animação inteiramente pintada à mão.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “O Castelo de Vidro” é um drama baseado numa história real; e “O Boneco de Neve” é um policial sobre um livro de Jo Nesbo, com Michael Fassbender.

Já conduzimos o novo VW T-Roc e dizemos-lhe tudo o que deve saber sobre o SUV construído em Portugal pela Autoeuropa.

Há novos lançamentos que nós vimos e de que gostámos, dos ténis personalizáveis da Freakloset aos sapatos Lemon Jelly X Stylista, passando pelo novo grilo da Laboratório d'Estórias. A Ana Dias Ferreira conta-lhe tudo.

Quais são os oito segredos das mulheres que parecem mais novas? Eis uma boa pergunta que tem uma boa respostaaqui.

Outra boa pergunta logo pela manhã: como é que se acaba com as filas de trânsito? Ora veja.

E assim seguimos para mais um dia cheio de notícias. Já sabe que estamos sempre aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário