segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Comissário dos Direitos Humanos pede investigação à atuação policial na Catalunha

O comissário dos Direitos Humanos do Conselho da Europa instou o ministro do Interior espanhol, Juan Ignacio Zoido, a levar a cabo “uma investigação rápida, independente e eficaz” sobre as denúncias contra a atuação policial na Catalunha.
Resultado de imagem para Comissário dos Direitos Humanos pede investigação à atuação policial na Catalunha
Nils Muiznieks afirmou na sua carta, datada de 4 de outubro e hoje divulgada, que essa investigação é de “vital importância” para “prevenir qualquer escalada de tensões e violência”.
Para o comissário, apurar responsabilidades pelo que sucedeu no dia do referendo na Catalunha, declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional, “é essencial para preservar a confiança dos cidadãos nas forças de ordem”.
O comissário afirmou ter recebido informações sobre “o uso desproporcional da força contra manifestantes pacíficos e pessoas que ofereciam resistência passiva à ação policial”.
Além disso, Nils Muiznieks critica o recurso a armas antimotim e balas de borracha e recorda que, no seu relatório sobre Espanha em 2013, sustentou que “a utilização dessas armas constitui um claro perigo para a segurança dos manifestantes”.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário