segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Municipais da Lousã: Bombeiro Recupera Viatura e Da-lhe Uma Nova Vida

O Corpo de Bombeiros Municipais da Lousã tem desde Setembro deste ano uma nova valência no que diz respeito a equipamento específico para operações de resgate e salvamentos.
Trata-se de uma viatura ligeira todo-o-terreno, um Toyota Land Cruiser, que já pertencia à Corporação e que foi totalmente adaptada para o seu novo objetivo.
Este veículo, com mais de três décadas ao serviço dos Bombeiros Municipais da Lousã, foi na sua génese um veículo de combate a incêndios tanto urbanos como florestais. Dado o seu desgaste e falta de condições para continuar a desempenhar as suas funções, foi tomada a decisão de o transformar num veículo adequado à equipa de Salvamento em Grande Ângulo (SGA).
Com a nova designação de VOPE 01, o velhinho “17” ganhou nova vida e é agora uma ferramenta fundamental para operações de resgate e salvamentos em altura, já que para além das suas características de fácil mobilidade em qualquer terreno urbano ou florestal, contém também todo o equipamento específico e adequado para este tipo de operações. Possui características especiais como a capacidade de poder transportar no seu interior uma vítima em maca de resgate para evacuações de locais acidentados ou inalcançáveis por outras viaturas de socorro, um guincho para apoio a diversas operações e foi também decidido manter a bomba original da viatura para apoio a ocorrências ligadas a cheias e inundações.
De referir que foi um Bombeiro da Corporação, o Bombeiro de 3.ª Eduardo Lourenço, que nos últimos meses dedicou o seu tempo livre a restaurar e adaptar a viatura. Pela sua dedicação, decidiu a Corporação que a viatura passe também a ostentar uma placa com indicação do feito, placa que foi descerrada pelo Bombeiro em questão perante os seus camaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário