segunda-feira, 9 de outubro de 2017

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?

João António Pagliosa
O que o interessa de fato? Você já se perguntou o que realmente o move, a não desistir de suas lutas e sonhos?
Numa determinada passagem bíblica, Jesus Cristo assim se expressou, a seus seguidores: "Onde está o seu coração, aí está o seu tesouro."
Esta frase é magistral! Pensar nela remete-me a uma extrema demonstração de amor e cuidado do apóstolo Paulo em 2 Corintios, capítulo 12 versículos 14 a 18.
Onde está o seu tesouro, meu prezado leitor? Observe na leitura indicada que Paulo voltava pela terceira vez a cidade de Corinto, e ele informa com clareza que não será nenhum peso para aquele povo, e avisa que não está atrás de bens materiais. Ele está atrás de encaminhar pessoas a Jesus Cristo, e enfatiza que os filhos não devem guardar tesouros para seus pais, mas os pais sim, estes devem guardar tesouros para seus filhos.
Isto posto, é contundente e absolutamente indispensável que pastores precisam envidar todo seu esforço em cuidar de suas ovelhas. Pastores não podem perder este foco, e evangelho não pode ser uma profissão, nem Igreja pode ser um negócio.
Não obstante, qualquer um vê muito disso por aí sem muito esforço...
Entendo que se qualquer pessoa como líder de uma Igreja, considerar que esta missão o tornará materialmente rico, esta pessoa deve repensar seus conceitos porque trilha caminhos errados. Ora, pastores não podem exigir nada que seus discípulos não tenham condições de oferecer, isto é, eles não podem ser pesados às suas ovelhas.
Comento estas coisas porque observo Igrejas nascerem quase todos os dias, aqui e acolá, e observo pastores focados em cifras, sem foco algum nas pessoas que cuidam (ou deveriam cuidar). Há uma inversão de valores e a origem desta anomalia é o amor ao dinheiro e as coisas deste mundo.
Ninguém deveria ser um profissional do altar porque não se poder a
essência daquilo que Deus quer que façamos.
A vida ministerial, mais especificamente, o Ministério Pastoral é uma via de mão dupla, isto é, os pastores devem por dever de ofício cuidar de seus discípulos, devem investir na vida de suas ovelhas, devem se desgastar por elas. Nunca o contrário, pois Paulo é cristalino ao frisar: "Não são os filhos que devem poupar para os pais, mas são os pais que devem poupar para seus filhos."
No instante que pastores se preocuparem com o fato que seus discípulos estão investindo muito pouco nele próprio, é hora de encerrar seu ministério. Simplesmente porque pastores não podem exigir um estilo de vida que seja um peso para sua Igreja.
Há muitas Igrejas bem ricas, e isso não é necessariamente ruim, entretanto o coração destes pastores precisa estar focados nas pessoas pois elas são seus verdadeiros tesouros. Em síntese: Pastores precisam focar suas ovelhas e jamais aquilo que as ovelhas podem lhes oferecer.
Ninguém consegue esconder qualquer coisa de Deus, portanto, voltando para o apóstolo Paulo, os pastores das Igrejas não devem explorar nenhum de seus discípulos ou fiéis.
Pastores precisam amar suas ovelhas incondicionalmente... Afinal, onde está o seu coração, aí está o seu tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário