Enquanto dormia...
... Mário Centeno tem condições para liderar o Eurogrupo, mas não é o preferido diz Pierre Moscovici. Em entrevista à TSF, o comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros elege Pier Carlo Padoan como o principal adversário de Centeno, embora tenha havido notícias de que o italiano estava fora da corrida. O espanhol De Guindos, que também já parecia afastado, é hoje falado de novo nos jornais espanhóis. As candidaturas estão abertas até esta quinta-feira, o eleito é anunciado na próxima segunda.
Mas de Bruxelas vêm mais notícias. A Comissão Europeia quer criar um FMI europeu para proteger o euro, mas também quer ter um superministro que possa ao mesmo tempo ser vice-presidente da Comissão e presidir o Eurogrupo, escreve hoje o El País.
Dois médicos vão ser julgados pelo crime de homicídio por negligência grosseira de uma criança de 13 anos, em 2010. O tribunal acredita que "não valorizaram os sintomas" (diagnosticaram gases e receitaram chá) que causaram a morte do rapaz.
Nos jornais desta manhã, destaque para as acusações de Xavier Viegas. Em artigo de opinião no Público, o autor do estudo independente sobre os fogos de Pedrógão Grande e Gois acusa a Comissão de Proteção de Dados de censura e diz que o relatório divulgado omite "aspectos importantes".
Nota ainda para as medidas para evitar roubos nos multibancos, que, segundo o DN, estão há dois anos na gaveta(entretanto, só este ano já foram roubados dois milhões em 175 assaltos).
O único refugiado yazidi em Portugal iniciou uma greve de fome. Em carta enviada a Marcelo Rebelo de Sousa (e não só), revelada pelo Expresso, o professor universitário conta que a autorização de residência expirou a 15 de novembro e diz que não entende os atrasos do SEF. Por isso, fechou-se na sua casa de Guimarães e recusa comer e beber.
Lá fora, além do novo casamento real (já lá irei), a notícia que está em todos os jornais é a de mais uma gaffe de Trump. Numa cerimónia com veteranos nativos americanos, o presidente norte-americano decidiu fazer uma piada com Pocahontas e ter em fundo o retrato do presidente que expulsou várias tribos.
Outra informação importante
Foi Costa quem chumbou a taxa que causou um choque elétrico com o Bloco na discussão e votação final do Orçamento. Tudo terá acontecido apenas três ou quatro horas depois do PS ter aprovado a medida que taxava as empresas de energias renováveis em 250 milhões de euros, ainda na noite de sexta-feira, por intervenção direta do primeiro-ministro, contam a Ana Suspiro e a Rita Tavares. O argumento foi o de não abrir guerras jurídicas com as operadoras.
- O resultado desta reviravolta foi que esta segunda-feira o debate fez faísca (foram mais raios e coriscos). Mariana Mortágua fez um discurso duríssimo contra António Costa, falando em lobby, desonra e deslealdade. No fim deu o sim do Bloco ao OE com uma frase mortífera: "Para nós, palavra dada é mesmo palavra honrada". E o documento acabou aprovado só com os votos contra de PSD e CDS.
- Este debate final (que aqui registámos ao minuto) marcado pela primeira zanga séria da "geringonça" nos dois anos de namoro (e três orçamentos), foi também o da despedida de Passos e o da afirmação clara de Pedro Nuno Santos.
- Outro chumbo inesperado: o da insenção de IMI para as casas ardidas nos incêndios (que as câmaras podem contudo manter).
- Contas feitas, Mário Centeno teve de engolir 16 sapos impostos pela esquerda. E já ouviu mais um aviso de Bruxelas: a Comissão Europeia diz que tem confiança em Portugal, mas que isso não invalida eventuais pedidos de esforço. Já Marcelo, está expectante.
- E houve declarações que valeram dois fact cheks do Observador: houve ou não reforço de meios depois dos incêndios e foram ou não criados 242 mil postos de trabalho como disse Costa.
Afinal deve haver debates entre Rui Rio e Santana Lopes. Depois de Santana ter avisado que a recusa de Rio retirava moral ao PSD para exigir debates a António Costa, Rio cedeu e já enviou uma carta ao seu adversário para conversarem.
Mais três notas relevantes: Fernando Medina falou finalmente da polémica mudança do Infarmed para o Porto, dizendo que Lisboa não pode ser contra a "desconcentração" e a "descentralização"; foram finalmente eleitos os nomes para a Fiscalização das Secretas e para a ERC; mas Lacão voltou a falhar a eleição para o Conselho Superior de Segurança Interna.
Manuel Maria Carrilho arrisca mesmo prisão efetiva. Os advogados de Bárbara de Guimarães pediram uma pena de três anos e dez meses nas alegações finais de mais um processo por violência doméstica: de um lado está o "intelectual da Sorbonne", do outro a "Diva de Carnaxide", segundo as respetivas defesas.
Já Tony Carreira conseguiu um princípio de acordo com a editora que o acusava de plágio. Dará 20 mil euros para as vítimas dos fogos.
Em Bali, há portugueses a sair da ilha de barco, porque os aeroportos estão fechados, mas não há ninguém em risco entre os vários grupos de turistas nacionais que estão na ilha. A erupção do vulcão do monte Agung vai obrigar a evacuar pelo menos 100 mil pessoas: em 1963, na última grande erupção, morreram mais de mil.
Em Myanmar está o Papa Francisco, onde há uma palavra proibida. A reportagem da Joana Azevedo Diana em Rangum conta porquê.
Sobre a seca em Portugal, os quatro vídeos que o El País fez ao longo dos 1038 km do Tejo obrigam-nos a pensar; mas a norte há motivos para festejar: já corre água na nascente do Douro que há dias tinha secado.
Apontamento final para a subida exponencial do valor da moeda digital bitcoin. Só para exemplificar: 75 euros em bitcoins aplicados em 2011 comprariam hoje um palacete de dois milhões e meio.
Os nossos especiais
Chamam-se inovações disruptivas e já estão a mudar o nosso mundo. Aviões pilotados por robôs e frigoríficos que nos avisam quando acaba o leite são apenas dois dos dez exemplos que o Edgar Caetano e a Marta Leite Ferreira encontraram na saúde, na eletrónica, no comércio e nos transportes.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre "O pior da política": "Aos que agora descobriram que o “fim da austeridade” é afinal a “rendição à Fenprof”, é preciso perguntar: que esperavam que António Costa fizesse para se manter no governo?"
- Paulo Sande escreve sobre a morte: "Mas tremo, perplexo perante uma sociedade que vive cada vez mais depressa a esconder de si própria a única realidade indiscutível. Não, meus amigos, nenhum de nós viverá eternamente".
- Ruth Manus escreve sobre as mulheres: "É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim".
Notícias surpreendentes
O príncipe mais novo de Inglaterra (e um dos solteiros mais cobiçados da Europa) vai mesmo casar. Harry anunciou ontem o noivado com a atriz norte-americana Meghan Markle e a boda está marcada para a primavera. O anel tem diamantes de Diana, o pedido de casamento aconteceu enquanto Harry assava um frango e a casa do casal já está escolhida. Mas afinal, depois da tantas namoradas e outras tantas polémicas, quem é a eleita de Harry que vai tornar duquesa e até já foi casada?
E que segredos pode revelar um roupeiro de um grande clube de futebol? Uiii. Res Chapman, que esteve 20 anos no Manchester City, revelou que o cacifo de Mario Balotelli estava cheio de multas de trânsito e que Schmeichel tinha 92 equipamentos (entre muitos outros segredos).
"I Love You, Daddy", o filme de Louis C.K., foi cancelado ou adiado em todo o mundo depois das acusações de assédio contra o comediante. Mas passou no Lisbon & Sintra Film Festival e estreia-se no dia 30 em Portugal. É sobre mulheres num mundo de homens, poder, assédio, dignidade e respeito. O que o torna ainda mais desconfortável.
Como o outono parece mesmo ter vindo para ficar, fique a saber qual é a cor de cabelo desta estação.
As restantes tendências, histórias, entrevistas, reportagens e, claro, notícias estão, como sempre, no Observador.
Uma boa terça-feira
Ah, espere: a comemoração de dois anos de Governo teve mais que perguntas pagas em vales de compras: teve ministros sonolentos, tiques e alguns gestos... bem, o melhor é ver. Está tudo neste vídeo.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário