terça-feira, 28 de novembro de 2017

360º- Foi Costa quem chumbou a taxa que causou o choque elétrico com o Bloco; 10 invasões disruptivas que estão a mudar o mundo; e um vídeo imperdível

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Mário Centeno tem condições para liderar o Eurogrupo, mas não é o preferido diz Pierre Moscovici. Em entrevista à TSFo comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros elege Pier Carlo Padoan como o principal adversário de Centeno, embora tenha havido notícias de que o italiano estava fora da corrida. O espanhol De Guindos, que também já parecia afastado, é hoje falado de novo nos jornais espanhóis. As candidaturas estão abertas até esta quinta-feira, o eleito é anunciado na próxima segunda.

Mas de Bruxelas vêm mais notíciasA Comissão Europeia quer criar um FMI europeu para proteger o euro, mas também quer ter um superministro que possa ao mesmo tempo ser vice-presidente da Comissão e presidir o Eurogrupo, escreve hoje o El País.

Dois médicos vão ser julgados pelo crime de homicídio por negligência grosseira de uma criança de 13 anos, em 2010O tribunal acredita que "não valorizaram os sintomas" (diagnosticaram gases e receitaram chá) que causaram a morte do rapaz.
 
Nos jornais desta manhã, destaque para as acusações de Xavier Viegas. Em artigo de opinião no Público, o autor do estudo independente sobre os fogos de Pedrógão Grande e Gois acusa a Comissão de Proteção de Dados de censura e diz que o relatório divulgado omite "aspectos importantes".

Nota ainda para as medidas para evitar roubos nos multibancos, que, segundo o DNestão há dois anos na gaveta(entretanto, só este ano já foram roubados dois milhões em 175 assaltos).

O único refugiado yazidi em Portugal iniciou uma greve de fome. Em carta enviada a Marcelo Rebelo de Sousa (e não só), revelada pelo Expressoo professor universitário conta que a autorização de residência expirou a 15 de novembro e diz que não entende os atrasos do SEF. Por isso, fechou-se na sua casa de Guimarães e recusa comer e beber. 

Lá fora, além do novo casamento real (já lá irei), a notícia que está em todos os jornais é a de mais uma gaffe de TrumpNuma cerimónia com veteranos nativos americanos, o presidente norte-americano decidiu fazer uma piada com Pocahontas e ter em fundo o retrato do presidente que expulsou várias tribos.

Outra informação importante 

Foi Costa quem chumbou a taxa que causou um choque elétrico com o Bloco na discussão e votação final do Orçamento. Tudo terá acontecido apenas três ou quatro horas depois do PS ter aprovado a medida que taxava as empresas de energias renováveis em 250 milhões de euros, ainda na noite de sexta-feira, por intervenção direta do primeiro-ministro, contam a Ana Suspiro e a Rita Tavares. O argumento foi o de não abrir guerras jurídicas com as operadoras.

Afinal deve haver debates entre Rui Rio e Santana Lopes. Depois de Santana ter avisado que a recusa de Rio retirava moral ao PSD para exigir debates a António Costa, Rio cedeu e já enviou uma carta ao seu adversário para conversarem.


Manuel Maria Carrilho arrisca mesmo prisão efetiva. Os advogados de Bárbara de Guimarães pediram uma pena de três anos e dez meses nas alegações finais de mais um processo por violência doméstica: de um lado está o "intelectual da Sorbonne", do outro a "Diva de Carnaxide", segundo as respetivas defesas.

Já Tony Carreira conseguiu um princípio de acordo com a editora que o acusava de plágio. Dará 20 mil euros para as vítimas dos fogos.

Em Balihá portugueses a sair da ilha de barco, porque os aeroportos estão fechados, mas não há ninguém em risco entre os vários grupos de turistas nacionais que estão na ilha. A erupção do vulcão do monte Agung vai obrigar a evacuar pelo menos 100 mil pessoas: em 1963, na última grande erupção, morreram mais de mil.

Em Myanmar está o Papa Francisco, onde há uma palavra proibida. A reportagem da Joana Azevedo Diana em Rangum conta porquê.

Sobre a seca em Portugalos quatro vídeos que o El País fez ao longo dos 1038 km do Tejo obrigam-nos a pensar; mas a norte há motivos para festejar: já corre água na nascente do Douro que há dias tinha secado.

Apontamento final para a subida exponencial do valor da moeda digital bitcoin. Só para exemplificar: 75 euros em bitcoins aplicados em 2011 comprariam hoje um palacete de dois milhões e meio.

Os nossos especiais

Chamam-se inovações disruptivas e já estão a mudar o nosso mundo. Aviões pilotados por robôs e frigoríficos que nos avisam quando acaba o leite são apenas dois dos dez exemplos que o Edgar Caetano e a Marta Leite Ferreira encontraram na saúde, na eletrónica, no comércio e nos transportes.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "O pior da política": "Aos que agora descobriram que o “fim da austeridade” é afinal a “rendição à Fenprof”, é preciso perguntar: que esperavam que António Costa fizesse para se manter no governo?"
  • Paulo Sande escreve sobre a morte: "Mas tremo, perplexo perante uma sociedade que vive cada vez mais depressa a esconder de si própria a única realidade indiscutível. Não, meus amigos, nenhum de nós viverá eternamente".
  • Ruth Manus escreve sobre as mulheres: "É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim".
Notícias surpreendentes

E que segredos pode revelar um roupeiro de um grande clube de futebol? Uiii. Res Chapman, que esteve 20 anos no Manchester City, revelou que o cacifo de Mario Balotelli estava cheio de multas de trânsito e que Schmeichel tinha 92 equipamentos (entre muitos outros segredos).

"I Love You, Daddy", o filme de Louis C.K., foi cancelado ou adiado em todo o mundo depois das acusações de assédio contra o comediante. Mas passou no Lisbon & Sintra Film Festival e estreia-se no dia 30 em Portugal. É sobre mulheres num mundo de homens, poder, assédio, dignidade e respeito. O que o torna ainda mais desconfortável.

Como o outono parece mesmo ter vindo para ficar, fique a saber qual é a cor de cabelo desta estação.

As restantes tendências, histórias, entrevistas, reportagens e, claro, notícias estão, como sempre, no Observador

Uma boa terça-feira

Ah, espere: a comemoração de dois anos de Governo teve mais que perguntas pagas em vales de compras: teve ministros sonolentos, tiques e alguns gestos... bem, o melhor é ver. Está tudo neste vídeo.

b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário