Narcisismo é um conceito da psicanáliseque define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento. Posteriormente, a mãe Terra o converteu em uma flor (narciso).
Estando relacionado com o auto-erotismo, o narcisismo consiste em uma concentração do instinto sexual sobre o próprio corpo. Os indivíduos narcisistas são frequentemente fechados, egocêntricos e solitários.
Narcisismo segundo a Psicologia
De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica normal em todos os seres humanos. Está relacionado com o desenvolvimento da libido (com o desejo sexual, eros).
Na linha psicanalítica de Freud, o narcisismo como perversão sexual é uma fixação de uma fase de transição da infância, em si normal. O narcisismo não é algo simples de se afirmar, é mais um espectro – que varia de certos traços de personalidade a um transtorno de personalidade narcisista grave.
De uma forma geral, narcisistas tendem a ter uma opinião elevada de si mesmos, com um senso distorcido de empatia, um senso infundado de direito e uma necessidade constante de atenção e admiração.
O narcisismo se transforma em patologia, ou seja, passa do estado normal para o doentio, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas, tornando-se excessivo e dificultando as relações normais do indivíduo no meio social.
Todos nós temos nossos momentos de auto absorção, não é mesmo? Mas é possível que você seja um verdadeiro narcisista?
Quer saber se você é narcisista? Faça o teste AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário