terça-feira, 28 de novembro de 2017

Memórias dos habitantes de Ribeira de Fráguas dão origem a curta-metragem

O CLDS 3G “Albergaria Integra´T”/PRAVE, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, apresenta na próxima quinta-feira, 30 de novembro, a curta-metragem documental Vou-me Despedir do Rio, baseada em histórias de vida de seniores da freguesia de Ribeira de Fráguas. A sessão tem início às 21h00, no Cineteatro Alba, e é de entrada gratuita.

 Vou-me Despedir do Rio é realizada por David Gomes e Pedro Cruz e visa resgatar as memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica do Caima, bem como recordar o processo de produção do linho, que já teve um papel importante na economia local e constitui hoje uma tradição que é preciso preservar. A produção da curta-metragem está inserida na ação Uma Vida Uma História, um projeto que visa contribuir para a construção da memória social do Concelho, representando as suas tradições e riquezas.

O documentário conta com a participação de vários seniores de Ribeira de Fráguas, que aceitaram partilhar episódios da sua vida para construir uma narrativa sobre o passado da sua terra. O projeto teve o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas e da Quinta do Caima.

A curta documental Vou-me Despedir do Rio foi selecionada, entre 56 filmes de diferentes géneros, para entrar em competição na XXIII Edição do Festival Caminhos do Cinema Português. Após a apresentação no Cineteatro Alba na quinta-feira, o documentário é exibido no sábado, pelas 17h30, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário