Enquanto dormia...
... no caso do Webdinner creepy ou Panteãogate, a CMTV foi desenterrar um evento no Panteão organizado pelo Turismo de Lisboa quando António Costa era presidente da Câmara e, por inerência, presidente daquele instituição. Mas Costa nega ter tido conhecimento e o Turismo de Lisboa confirma que não o informou.
Apesar da polémica não parar de crescer, ainda não há demissões e o único pedido de desculpas continua a ser o de Paddy Cosgrave, o responsável máximo da Web Summit, que tinha o jantar inscrito na agenda do evento.
- Marques Mendes disse ontem na SIC que se trata de "banalizar os mortos e isso é muito grave", Rui Rioconsiderou "uma falta de respeito pelas instituições" e o mais cáustico foi, compreensivelmente, Miguel Sousa Tavares que tem a mãe, Sophia de Mello Breyner, sepultada no local: "A seguir é o quê, a Moda Lisboa?".
- Mas Isabel Melo, a diretora do Panteão desvalorizou a polémica dizendo que não há corpos no local onde aconteceu o jantar e não vê qualquer razão nem para se demitir, nem para dizer quem lhe deu a autorização superior;
- Já António Costa, que achou o jantar ofensivo e culpou o anterior Governo, decidiu proibir novas iniciativas no local;
- Quanto a Barreto Xavier, o ex-secretário de Estado que avançou com a lei que permite o aluguer do monumentos, lembrou apenas que essa mesma lei permite recusas e acusou Costa de "cobardia".
Se ainda não viu as imagens do famoso repasto da elite do Web Summit elas estão aqui, assim como o vídeo onde Paddy Cosgrave diz que falou com o ministro sobre o jantar, mas não diz qual ministro. Jantar que não foi o único: a empresa pública NAV organizou lá um evento em outubro; e em 2013, no tempo do anterior Governo, um jantar de empresa também decorreu naquele espaço. Ao todo, já terão sido mais dez os acontecimentos do género, contabilizou o Público.
Vamos agora a uma breve passagem pelo resto dos temas da manhã:
Um sismo de 7.3 na escala de Richter no Iraque, junto à fronteira com o Irão, fez mais de 300 mortos. Não há vítimas entre as tropas portuguesas estacionadas na região.
O ministro da Saúde vai estar esta manhã no Parlamento, mas a Marlene Carriço avança já algumas novidades: os médicos só vão poder prescrever exames para clínicas privadas quando o SNS não der resposta; e o défice em 2017 será melhor que o previsto, mas voltará a subir em 2018.
Ainda na Saúde, o JN conta que há uma empresa de recrutamento que está a oferecer mil euros a médicos que recomendem um colega ortopedista para o Garcia de Orta. Já no DN, destaque para o software para roubar multibancos que está á venda na net por 4 mil euros. E no Negócios está a notícia de que os lesados da PT/Oi vão processar o Haitong, ex-BESI.
Outra informação importante
O Observador continua a revelar os interrogatórios feitos na investigação ao caso José Sócrates. Hoje contamos o que António Costa Peixoto e Domingos Farinha, o blogger e o ghostwriter do ex-primeiro-ministro, disseram à Justiça (garanto-lhe que vai querer ler). A defesa do homem que defendia Sócrates nas redes e a do professor que lhe escreveu o livro deram também mais dois episódios da nossa mini-série "Sim, sr. procurador" (também lhe garanto que vai gostar de ver).
No fim de semana publicámos o interrogatório a Armando Vara e à sua filha Bárbara. Foi sobretudo um "dessa questão não falo", que pode ouvir também neste "Sim, sr. procurador" com o pai e neste com a filha.
O caso José Sócrates conheceu aliás mais uma revelação surpreendente. A de que foi um empréstimo de Pinto Balsemão que ajudou a pagar as despesas do monte alentejano da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava.
No surto de legionela, são atualmente 46 os casos diagnosticados. O número de mortos é de quatro e oito doentes já tiveram alta.
Quanto à seca, anote os alertas do secretário de Estado Carlos Martins em entrevista à Ana Suspiro: “Para repor os níveis de água precisaríamos de um ano com chuva acima da média”.
Do fim de semana fica ainda mais uma amostra dos afectos de Marcelo, que passou a noite com sem-abrigo de Lisboa.
E mais polémicas de Trump, que chamou "gordo e baixinho" a Kim Jong-un e disse acreditar tanto em Putin como no FBI. Hoje encontra-se com o polémico presidente das Filipinas.
Na Catalunha, milhares de pessoas sairam à rua para pedir a libertação dos independentistas, mas as sondagens dizem que já acreditam menos na independência. Rajoy pediu à "maioria silenciosa" que vá votar dia 21.
Na Polónia, a festa de uma outra independência ficou marcada por uma marcha de 60 mil nacionalistas. Os White Europe usaram frases xenófobas e slogans nazis.
No futebol, a Suíça conseguiu o apuramento para o Mundial da Rússia, enquanto no motociclismo Miguel Oliveira somou a terceira vitória consecutiva num grande prémio de Moto2 (com uma ultrapassagem de arrepiar) e Marc Márquez conquistou pela quarta vez o título mundial de MotoGP.
Os nossos especiais
Queria ser escritora, mas ficou conhecida pela única coisa que não podia controlar: ser filha de Estaline. Como foi a vida extraordinária de Svetlana Alliluyeva, a filha de Estaline, contada numa entrevista à Rita Cipriano pela biógrafa canadiana Rosemary Sullivan.
Outra entrevista reveladora: a do ex-segurança da noite Marlon Queiroz. À Sónia Simões ele revela episódios brutais e diz que "as imagens do Urban não são nada em relação aquela selvajaria". "Resolvemos coisas mais rápido que polícias. É só deixar alguém pendurado ao contrário na Serra de Sintra...", diz.
Não menos surpreendente é a história de Cristiana Kopke, a quase estrela pop dos anos 80 em Portugal. O Pedro Paulos lembra como a assistente de Thilo Krassman e letrista para artistas como as Doce ou Dina era uma voz promissora da pop em Portugal, mas só lançou um álbum em 1982 e depois desapareceu.
A nossa opinião
- Alexandre Homem Cristo escreve sobre o jantar do Panteão em "#aculpaédoPassos".
- Helena Matos escreve sobre como os impostos estão a comprometer o nosso futuro, entremeando o texto com a polémica do jantar no Panteão.
- João Carlos Espada escreve sobre Churchill e a Europa.
- Manuel Villaverde Cabral escreve sobre os partidos e a modernização do país.
- João Marques de Almeida escreve sobre como a propaganda socialista está a deixar de ser suficiente.
- Alberto Gonçalves escreve sobre a Web Summit em #thisisportugal.
- Ruth Manus escreve como "ser magro em Portugal".
Notícias surpreendentes
Nada mais surpreendente do que aparecer de roupão de banho e toalha na cabeça numa gala, mas foi o que fez a anfitriã Rita Ora nos prémios europeus da MTV onde o decote de Rita Pereira também deu nas vistas. Quanto a prémios, o grande vencedor da noite foi o cantor canadiano de origem portuguesa Shawn Mendes.
Parabéns a Cristiano Ronaldo, que foi pai pela quarta vez e partilhou o momento com uma foto nas redes sociais: Alana Martina está nos braços da mãe, perante o deslumbre de Ronaldo e do mano mais velho, Cristianinho.
60 anos depois da edição original, começou a ser publicada em Portugal a Bíblia dos libertários, neo-cons e alt-righters americanos. O José Carlos Fernandes conta tudo sobre a "A revolta de Atlas", de Ayn Rand.
Tem ainda as entrevistas do Mauro Gonçalves a Suzy Menkes, a voz mais proeminente da atualidade no jornalismo de moda, e a da Ana Cristina Marques a Maria Canabal, uma das jornalistas que mais sabe de gastronomia (e do que se passa na intimidade das grandes cozinhas).
Termino com grande fotos: são algumas das favoritas do júri do novo concurso da National Geographic. A esta que escolhi como exemplo o autor chama Fast Food.
Espero que não perca o apetite para o almoço e aproveite as leituras matinais que lhe deixei. Depois, pode voltar ao Observador para se manter sempre atualizado
Boa segunda feira, boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário