O grupo U2 dá hoje o primeiro de dois concertos em Lisboa, uma nova produção pensada para recinto fechado e que ocupará a Altice Arena, já esgotado.
Os concertos de hoje e de segunda-feira, que começam às 21:00, integram a nova digressão dos U2, a “Experience + Innocence Tour”, iniciada em maio nos Estados Unidos e que está atualmente na Europa.
De acordo com a promotora, “esta nova produção para arenas explora a mais recente e inovadora tecnologia”, com um palco 360 graus e “um sistema de som inovador”, sendo uma sequela da digressão de 2015.
Esta será a sexta vez que os U2 atuam em Portugal. Em 2010 deram dois concertos no Estádio Cidade de Coimbra, em 2005, 1997 e 1993 tocaram no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, e em 1982 estiveram no festival de Vilar de Mouros.
Embora os dois registos mais recentes, “Songs of Innocence” (2014) e “Songs of Experience” (2017), sejam a razão de ser da digressão, os alinhamentos dos concertos demonstram que há espaço para algum repertório mais antigo.
De recordar que o espetáculo vai também contar com a projeção de um vídeo onde figuram várias artistas femininas, tendo Ana Moura sido uma das convidadas. O vídeo é uma iniciativa a favor da igualdade de género a cargo da organização ONE, fundada por Bono e outros artistas.
Os U2, formados em Dublin em 1976, integram Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.
Lusa