quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Conselho Europeu reúne-se a 25 de novembro para dar luz verde a acordo do Brexit

O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou, esta manhã, um Conselho Europeu extraordinário para dia 25 de novembro, domingo, para ratificar o projeto de acordo do Brexit.
Numa conferência de imprensa em Bruxelas, Tusk adiantou ainda que os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) terão até ao final desta semana para se pronunciarem sobre o acordo, que estabelece as condições de saída do Reino Unido da UE.
Donald Tusk fez ainda questão de agradecer a Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, pelo trabalho desenvolvido durante as negociações da saída do Reino Unido da UE, uma tarefa que classificou como "excecionalmente dura".
Já esta manhã, o presidente do Conselho Europeu deixara uma mensagem aos cidadãos britânicos, na sua página oficial de Twitter, garantindo que tudo fará para que o Brexit seja "o menos doloroso possível".
"Deixem-me dizer aos nossos amigos britânicos: por mais que esteja triste por vê-los a sair, farei tudo para que a despedida seja o menos dolorosa possível, tanto para vocês como para nós", lê-se na mensagem publicada.
O projeto de acordo para o Brexit, a que o Reino Unido e a União Europeia chegaram, na última terça-feira , é um documento de cerca de 600 páginas e, de acordo com a imprensa britânica, abrange questões como a compensação financeira devida pela saída, cerca de 39 mil milhões de libras (45 mil milhões de euros) e salvaguarda os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e dos britânicos na Europa.

Rita Carvalho Pereira / TSF
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário