sábado, 6 de abril de 2019

Vila Nova de Cerveira | 12 atividades lúdico-desportivas distribuídas pelo concelho e Finisterra

Entre março e novembro, o Município de Vila Nova de Cerveira volta a dinamizar uma programação que conjuga o desporto ao bem-estar e o convívio à natureza. A edição 2019 do ‘Cerveira Saudável’ integra 12 atividades entre trilhos pedestres e caminhadas, com o elemento diferenciador de serem alargadas a uma maior área territorial: a ‘Grande Rota do Cervo’ que percorre algumas das freguesias do concelho e o lançamento do percurso dos Caminhos de Santiago com destino a Finisterra.

Em estreita parceria com algumas coletividades do concelho, o programa ‘Cerveira Saudável’ visa, ano após ano, consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico transversal a todas as idades, possibilitando a experiência de conhecer ou revisitar locais com elevado interesse histórico-patrimonial e ambiental-paisagístico, dentro e fora do concelho.
Após o sucesso da realização dos Caminhos de Santiago, a pé e por etapas, entre Vila Nova de Cerveira e Santiago de Compostela ao longo de 2018, segue-se uma nova rota com destino a Fisterra/Finisterra. Dada a perspetiva de grande afluência, a iniciativa vai desenvolver-se em duas edições, entre maio e julho, cada uma com quatro etapas realizáveis em dois fins-de-semana. Organizada pela autarquia com o Clube Celtas do Minho, esta ação mantém disponibilidade de transporte do ponto de partida e respetivo regresso, com a seguinte calendarização:
1ª edição:                                                                       2º edição:
  • Dia 4 maio: 1.ª Etapa: Santiago – Negreira             Dia 18 maio: 1.ª Etapa: Santiago – Negreira
  • Dia 5 maio: 2ª Etapa: Negreira – Olveiroa               Dia 19 maio: 2ª Etapa: Negreira – Olveiroa
  • Dia 1 junho: 3.ª Etapa: Olveiroa – Muxia                 Dia 6 julho: 3.ª Etapa: Olveiroa - Muxia
  • Dia 2 junho: 4ª Etapa: Muxia – Fisterra                   Dia 7 julho: 4ª Etapa: Muxia - Fisterra
Uma outra novidade desta edição 2019 é a ‘Grande Rota do Cervo’, proposta mais votada na III edição do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Cerveira. O projeto propõe percursos circulares pelas freguesias mais do interior do concelho, promovendo a valorização cultural e patrimonial dos espaços rurais, através da potenciação do turismo de natureza. As três primeiras etapas decorrem no último domingo dos meses de maio, junho e setembro, propondo a ligação entre as freguesias de Cornes – Covas, Covas – Gondarém, e Gondarém – Cornes, respetivamente.
À semelhança dos anos anteriores, o programa só fica completo com organização de uma manhã para desfrutar da aprendizagem de danças de salão (dia 13 de outubro), dois trilhos de pequena rota (dia 31 de março pelos Moinhos de Candemil e a 24 de novembro o Trilho do Ribeiro de Mogos), e ainda uma caminhada ao longo de toda a extensão da Ecopista do rio Minho, ida e volta (dia 14 de julho).
A primeira atividade arrancou no passado domingo, 31 de março, e a última acontece no dia 24 de novembro, com interrupção durante o mês de agosto.
Todas as atividades do ‘Cerveira Saudável’ 2018 realizam-se aos sábados e/ou domingos, sendo solicitado aos interessados que efetuem inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehVSUMHtruVAeBMhlpb89iQGmBo3EHvf2EoHbkZ2fbDaTPpw/viewform e para mais informações pelo contacto telefónico: 251 70 80 71 ou celtasdominho@gmail.com 
Cerveira Saudavel 2019 programa_page-0001 (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário