terça-feira, 2 de julho de 2019

Os astros na pré-história dão mote à 4ª edição das Experiências (g) Astronómicas




Era através dos astros que nos primórdios da humanidade se traçavam rotas, se definiam épocas de plantio e colheitas, se controlavam as ‘horas’ dos dias, se desenhavam deuses e se procurava adivinhar o futuro. Esses ensinamentos que ainda hoje fazem parte da sabedoria popular servem de mote para a quarta edição das Experiências (g) Astronómicas, que acontece a 13 de julho. 

À semelhança das edições anteriores, Miguel Gonçalves, divulgador de ciência e comentador da RTP, José Matos, da FISUA - Associação De Física da Universidade de Aveiro e o Chef Rui Lopes serão os anfitriões desta iniciativa que alia o conhecimento científico, com destaque para a Astronomia, à Gastronomia, numa experiência que envolve todos os sentidos. 

Esta edição terá como convidados especiais Clara Haddad, contadora de histórias e escritora, Francisca Eiriz, gestora de inovação da Space Solutions Centre Portugal, Maria Teresa Horta, escritora, jornalista e poetisa e Paulo Ferreira, fotógrafo. 

A visita começa na aldeia do Casalinho, onde serão dadas as boas-vindas, seguindo-se uma caminhada de aproximadamente 5 quilómetros entre os Carregais e o Sobral Fernando. O percurso passará por importantes pontos turísticos e geológicos do concelho como as Portas de Almourão, a Dobra da Albarda e o Cavalinho, e será acompanhado pelas explicações da monitora Marta Palhim do CCV da Floresta, especialista em geologia. Durante o passeio serão declamados textos de prosa e poesia, inspirados no cosmos e na beleza da paisagem natural. Após o jantar, que será servido debaixo das estrelas, o fotógrafo Paulo Ferreira desvendará algumas técnicas de como fotografar a lua. Haverá espaço ainda para ser enfeitiçado por contos ancestrais da lua e do cosmos e desvendados alguns segredos e mistérios associados a este satélite, bem como este está presente no nosso quotidiano. 

Inserida no projeto Beira Baixa Cultural - cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta iniciativa está limitada a 50 participantes e as inscrições estão a decorrer em www.ccvfloresta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário