quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Município de Góis | Vespa Velutina


Resultado de imagem para Vespa Velutina
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.
Este inseto é uma espécie não indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera) revelando-se um enorme problema para a apicultura nacional, sendo também considerado um problema de saúde pública, dada a proximidade de muitos ninhos em relação aos aglomerados populacionais.
Existe um plano desenvolvido pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a vigilância e controlo desta espécie invasora. Este plano pode ser consultado no site do ICNF na página: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-
indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao 

Se se deparar com um ninho de Vespa Velutina ou se suspeitar que se trata de um, comunique de imediato qualquer deteção ou suspeita da espécie através da plataforma SOS VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos. Estas informações serão a posteriori verificadas e validadas por um técnico da proteção civil.
Para aqueles que não dispõem de acesso à plataforma, a situação pode ser reportada das seguintes formas:
 Comunicar presencialmente, via telefone (235 770 110) ou por correio eletrónico para a
Câmara Municipal de Góis (gtf@cm-gois.com);
 Utilizar a linha SOS AMBIENTE da GNR (808 200 520);
 Junta de Freguesia.
Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Góis, no presente ano, intervencionaram até ao momento, cerca 90 ninhos, sendo que a Freguesia de Alvares e a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal são as que registam o maior número de ocorrências.
Todos os dados relativos à destruição destes ninhos encontram-se disponíveis na plataforma SOS VESPA.
A Câmara Municipal de Góis continua a dispensar a maior atenção a este problema, estando a estudar formas de intensificar o combate e a prevenção do aparecimento de novos ninhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário