terça-feira, 24 de setembro de 2019

Região de Aveiro | Estarrejazz´19: o jazz nacional em destaque de 3 a 12 de outubro



O Festival decorre no Cine-Teatro de Estarreja, com 6 concertos sempre às 21h30, e a aposta é no jazz nacional.

As sonoridades nacionais são o grande destaque da 14.ª edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja. De 3 a 12 de outubro, o público será levado numa viagem para conhecer o que melhor se faz em Portugal com Tomás Marques Quinteto, Alma Nuestra com la Orquesta Remolacha, Trio de João Paulo Esteves da Silva – Brightbird, Desidério Lázaro, Elas e o Jazz, e a Orquestra de Jazz de Estarreja com Luís Portugal.

Em outubro, Estarreja transformar-se-á na “capital do jazz” e a abertura, dia 3, está a cargo do jovem saxofonista estarrejense Tomás Marques e o seu quinteto que conta com Augusto Baschera na guitarra, Óscar Graça no teclado, Rodrigo Correia no contrabaixo, e Diogo Alexandre na bateria.

Salvador Sobral, André Sousa Machado, Nelson Cascais e Victor Zamora, os Alma Nuestra, atuam no dia 4, acompanhados pela La Orquestra Remolacha que remete para os boleros e os mambos de Beny Moné, Peréz Prado e Mário Bauzá. Durante o concerto, mais de 20 músicos prometem explorar clássicos cubanos com arranjos de jazz, numa viagem quente por La Habana dos anos 40.

O trio do pianista João Paulo Esteves da Silva, composto pelo contrabaixista Mário Franco e baterista Samuel Rohrer, apresentam, dia 5, o álbum “Brightbird”.

Depois de “Moving” e “Subtractive Colors”, que se distinguiu como o melhor disco de Jazz do seu ano pela Jazzlogical, Desidério Lázaro, presenteia os amantes do jazz com o seu mais recente trabalho “Homegrown”. Para assistir dia 10.

Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton juntam-se em palco, no dia 11. “Elas e o Jazz” recriam o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz numa narrativa musical contada a 3 vozes.

Na última noite de festival (dia 12), a Orquestra de Jazz de Estarreja convida Luís Portugal, o vocalista da banda mítica e ícone dos anos 80, Jafumega, que alcançou o topo das tabelas de vendas nacionais com temas como “Ribeira”, “Latin’America”, ou “Nó Cego”.

São 13 anos de divulgação de jazz que já trouxe ao Estarrejazz nomes como Salvador Sobral, Mária João, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Bernardo Moreira, Carlos Bica, Jeff Davis, Mário Delgado, Perico Sambeat, Carlos Barretto e Carles Benavent, sem esquecer o cantor norte-americano Kurt Elling.

Daniela Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário