terça-feira, 24 de setembro de 2019

Proença-a-Nova | edição do “Saúde em Primeiro Lugar” repete sucesso no CCV da Floresta


Mais de uma centena de pessoas aceitou o desafio da iniciativa “Saúde em Primeiro Lugar” e participou nesta iniciativa promovida pela União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta, a 14 de setembro. 

“Sabemos todos qual o impacto que a saúde tem na nossa qualidade de vida. A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral pretende dar o seu contributo para a saúde de todos. O objetivo deste dia foi sensibilizar as pessoas a adotar um estilo de vida saudável e a minimizar as doenças, evitando os comportamentos de risco. Este ano quisemos integrar os mais novos, alertando-os para a importância de uma alimentação saudável”, afirma Pedro Lopes, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. 

Ao longo do dia, foram realizados mais de 150 rastreios cardiovasculares – que inclui tensão arterial, pulsação, saturação do oxigénio no sangue, glicemia, colesterol, perímetro abdominal, parâmetros de bioimpedância, com a colaboração dos médicos Ricardo Pires e Maria João Miguel, das enfermeiras Filipa Gonçalves, Ana Filipa Alves e Cláudia Gonçalves, do técnico de saúde e terapêutica, Carlos Dias, e dos professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha. 

De acordo com os técnicos, entre os rastreios realizados, os principais problemas detetados foram casos de hipertensão, níveis de colesterol acima do considerado normal, perímetros abdominais acima do desejável, excesso de peso, excesso de gordura corporal, falta de água (principalmente nas mulheres) e gorduras viscerais acima do normal (mais nos homens). 

No caso do rastreio oftalmológico, a optometrista Ana Jacinto detetou alguns casos de tensão intraocular, muitos casos de cataratas (alguns em fase inicial, também muitos em fase de cirurgia), degeneração macular e diabetes da retina. Raunan Romanini, médico dentista, encontrou cáries, dentes para extração e próteses dentárias muito antigas e desadequadas. 

No Espaço Bem-Estar, que contou com a participação da Clínica Fisiart – Saúde e Beleza, da Patrícia Esteves – Beleza e Bem-estar, do Centro de Fitness Força e Saúde FG e o SBV - Suporte Básico de Vida dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, foram muitos os curiosos que experimentaram as massagens, aprenderam exercícios para melhorar a postura e tiraram muitas dúvidas sobre primeiros socorros e sobre a prática de Suporte Básico de Vida. O Espaço Infantil recebeu ainda a peça de teatro “Chefe Sebastião” sobre alimentação saudável, protagonizada pelos Váatão. 

O médico fisiatra João Manuel Pires da Silva apresentou os sinais e sintomas do stress crónico e como esta doença afeta a nossa vida. Joana Leme, médica assistente Graduada em Medicina Geral e Familiar, incentivou os idosos a “mexerem-se” pela sua saúde, a terem uma alimentação cuidada, a manterem o cérebro ativo e fazerem rastreios de saúde regularmente, pequenos gestos que contribuirão para uma melhor qualidade de vida dos idosos. 

O nutricionista Rui Alves trouxe o tema “Alimentação – problemática nos nossos dias”, reforçando a ideia de que os alimentos que ingerimos têm impacto direto na nossa saúde e é necessário praticarmos uma alimentação variada. No final das palestras houve um showcooking apresentado pela nutricionista Célia Lopes com dicas saudáveis para combater a hipertensão arterial. O dia terminou com uma aula de ginástica aberta a todos, com a colaboração dos professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha do Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário