quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Walking Football em estreia na Universidade Sénior de Proença-a-Nova

O ano letivo da Universidade Sénior de Proença-a-Nova arrancou a 7 de outubro com novas disciplinas, com destaque para o walking football, uma modalidade de desporto para seniores, em que não se pode correr e a bola não pode ser jogada pelo ar. Neste desporto as equipas são constituídas por seis jogadores de ambos os sexos e não há guarda-redes. Normalmente os jogos têm 15 minutos de duração, divididos por 2 tempos de sete minutos. “Esta modalidade está ligada a muitas outras universidades seniores e será um bom complemento à ginástica ou à hidroginástica sénior”, explicou João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, na sessão de arranque oficial do novo ano letivo da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, que decorreu no Auditório Municipal, no dia 4 de outubro. “Além das novas disciplinas vamos continuar com os workshops que tiveram muito sucesso no ano letivo anterior”. Abertos a todos os alunos e professores, os workshops abordaram temas das áreas da psicologia, saúde e bem-estar, artesanato criativo, forma de arte Mehndi, entre outros. 

“A universidade sénior serve o seu principal objetivo que já prosseguimos há alguns anos que é ajudar a usar o tempo de uma forma útil à comunidade e de forma interessante para nós e o sucesso deste projeto comprova isso mesmo”, afirmou o reitor da UPSN, António Manuel Silva, e acrescentou que “este ano voltamos a apresentar um leque de disciplinas alargado para satisfazer muitos gostos e paladares do conhecimento”. 

O ano 2019-2020 disponibiliza assim, no polo de Proença-a-Nova, as disciplinas de informática, artesanato, treino funcional/respiração, história das ideias, ciência viva, química na cozinha, cultura geral, história local e regional, literatura, pintura, expressão e movimento, walking football, psicologia e bem-estar. No polo de Sobreira Formosa haverá informática, português, ciência viva, cultura geral, história local e regional, jornalismo, walking football, psicologia e bem-estar. 

Este ano estão inscritos 78 alunos, 53 em Proença-a-Nova e 25 em Sobreira Formosa. A qualquer altura pode inscrever-se neste projeto. Para formalizar a inscrição, para aluno ou professor, basta preencher o formulário disponível aqui, ou dirigir-se à Casa das Associações ou sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira. 

A Universidade Sénior é uma iniciativa criada pelo Gabinete de Ação Social do Município de Proença-a-Nova, e que integra o projeto Promover e Integrar do CLDS 3G, com o objetivo de dinamizar atividades sociais, educacionais e culturais em ambiente informal, promovendo o convívio entre pessoas com idade superior a 50 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário