sábado, 1 de fevereiro de 2020

Vila Real | Unidade Clínica de Ambulatório Médico

Nova unidade vai melhorar referenciação de doentes pouco urgentes.
A Ministra da Saúde deslocou-se a Vila Real esta sexta-feira, dia 17, para inaugurar a Unidade Clínica de Ambulatório Médico, inserida no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).
“Este é um projeto fundamental. Não é só do investimento financeiro, direto, em betão e equipamentos, que se faz a modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o que este projeto prova é que há uma enorme capacidade de inovação organizacional no SNS e concretamente aqui no Centro Hospitalar”, salientou Marta Temido.

Segundo a governante, esta unidade tem a “vantagem enorme” de “evitar hospitalizações desnecessárias e de idas desnecessárias ao serviço de urgência”.

“É um projeto com grande potencial para a qualidade de vida destes utentes, para a melhoria da eficiência dos serviços e para evitar que as urgências fiquem cheias com utentes que têm melhores respostas em outros lados”, salientou.
Num investimento estimado de 141 mil euros, esta unidade resulta de uma «parceria e integração de cuidados» entre o CHTMAD e o Agrupamento de Centros de Saúde do Douro Norte.
Criada com o objetivo de desviar doentes pouco urgentes para um regime de consulta externa e hospital de dia, a nova unidade vai permitir «uma melhoria significativa na rápida referenciação de doentes pouco urgentes para o serviço de emergência, permitindo assim a observação dos mesmos, num prazo máximo de 7 dias, em regime de consulta externa e hospital dia».

Nenhum comentário:

Postar um comentário