sexta-feira, 9 de outubro de 2020

16 anos a promover a leitura


Há 16 anos abria a nova Biblioteca Municipal de Estarreja. A data de aniversário – 9 de outubro – é assinalada durante este mês, ainda que de forma limitada devido à pandemia COVID-19. De parabéns está o equipamento cultural, mas também os seus 9532 utilizadores inscritos.

“Este é um aniversário que fica marcado pelas alterações sociais originadas pela pandemia COVID-19, que nos surpreendeu a todos. Mas neste ano em que os desafios são ainda maiores, a Biblioteca Municipal, reconhecendo e assumindo a importância do seu papel no acesso à informação e ao conhecimento, voltou a disponibilizar o serviço de empréstimo domiciliário, em segurança, através do projeto “emprESTAR” enquanto preparava a primeira fase de reabertura ao público, a 1 de junho”, recorda a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.

 

A responsável acrescenta que “desde então, temos dado o nosso contributo nesta “nova normalidade”, continuando a responder às necessidades dos nossos leitores e utilizadores, com todas as condições de higiene e segurança, e a garantir o apoio e acompanhamento dos mais vulneráveis e que continuam a estar sujeitos a restrições, como é o caso dos idosos residentes lares, a quem continuamos a disponibilizar atividades lúdicas e de promoção do livro e da leitura à distância, através das novas tecnologias.”


Atividades comemorativas

Premiar, com livros, os melhores leitores é uma das ações comemorativas que celebra este dia de aniversário (9 de outubro). Nas 4 categorias existentes – crianças até aos 12 anos, jovens entre os 13 e os 17 anos, adultos e Instituições – serão homenageados aqueles que ao longo deste último ano fizeram da Biblioteca a sua segunda casa.

Hoje, às 18h00, é apresentado o livro “A palavra na arte”, da portuense Aurora Gaia, que no seu palmarés tem o livro de poesia “E por isso eu amo tanto a Palavra”, obra selecionada na Lista Final para o Prémio Literário de Poesia Glória de Sant'Anna 2015.

A exposição “Entre Agulhas - sobre a tradição” está patente ao público até 28 de novembro; a sessão “Histórias com Yoga” para famílias acontece no dia 24 de outubro e, no final do mês já com todas as vagas preenchidas, o 9.º Encontro de Literatura Infantojuvenil vai refletir sobre o papel da literatura infantil na inclusão social.

As comemorações estendem-se ao digital com passatempos semanais a decorrer durante todo o mês na página de Facebook da Rede de Bibliotecas de Estarreja, com desafios e oferta de livros.

Visite a sua Biblioteca em segurança

Em mês de aniversário, existem vários motivos para visitar a Biblioteca, sempre em segurança, uma vez que o equipamento detém o selo Clean & Safe, adotando as diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e os procedimentos de limpeza e higiene necessários e preventivos da COVID-19, no sentido de reforçar a confiança dos Munícipes nos recursos municipais.

Em 16 anos de funcionamento, a BME tem 9532 leitores inscritos e regista um total de 183804 documentos emprestados, entre os quais monografias, periódicos, audiovisuais, material gráfico, material não-livro e multimédia. Inaugurada em 2004, é hoje um marco cultural no Concelho.

Num ano atípico e diferente, a missão da Biblioteca Municipal é a de sempre: a promoção do livro e da leitura, permitindo o acesso livre à cultura e à informação, para todos.


Melhores leitores 2020

Crianças até aos 12 anos - Francisco Moniz

Jovens entre os 13 e os 17 anos - Francisco Correia

Adultos >= 18 - Amândio Lopes

Instituição - Fundação Cónego Filipe de Figueiredo – Lar


Programação do mês de outubro

Exposição “Entre agulhas – sobre a tradição”

até 28 de novembro

Os seniores do concelho de Estarreja dedicaram-se à arte em fios inspirados nos trajes e nas tradições que nos remetem para as Festas da Cidade. Uma exposição que, devido à pandemia foi adiada, com parte dos trabalhos desenvolvidos nos lares durante o período de confinamento.

 

Apresentação do livro “A palavra na arte”, de Aurora Gaia

9 de outubro, sexta-feira, às 18h00 / Entrada livre


“A PALAVRA NA ARTE” de Aurora Gaia é para além de um livro de poesia, é também um livro de memórias. Como ela diz “Há um caminhar nas memórias/ Elas as minhas memórias estão aqui em vocês todos/ Todos os que fizeram e fazem parte das minhas memórias…”


Aurora Gaia transporta para as páginas deste seu livro, os afetos que nutre para com os seus amigos poetas, pintores, escultores, atores, pintores, escritores e tantos outros. Em cada página dedica um poema, umas palavras em forma de amor a um seu amigo.

 

Histórias com Yoga, por Helena Burbuleta

24 de outubro | 15h00

Gratuito | inscrição obrigatória: 234 840 614 / biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt 

 

Esta sessão promove o bem-estar físico e emocional de toda a família. É uma atividade desenvolvida em sintonia com o corpo e a mente, divertida e relaxante. Com o apoio em livros, juntos recontamos histórias e fazemos Yoga, sentindo o corpo e a respiração, criando laços de amizade e amor.

 

9º encontro de literatura infantojuvenil

30 e 31 de outubro / inscrições fechadas


Com o tema "Papel da Literatura Infantil como potenciadora de inclusão", esta 9.ª edição pretende ser um contributo da Rede de Bibliotecas de Estarreja para uma reflexão sobre as potencialidades da Literatura Infantojuvenil na promoção da inclusão, e do seu contributo na compreensão e aceitação das diferenças culturais e étnicas.

 

 

 

 

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário