sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Nove séculos de História, contados num almanaque para toda a família

Viaje no tempo e descubra os momentos e as personagens que fizeram a nossa História no Almanaque da História de Portugal, o mais recente livro do professor José Martinho Gaspar. Conheça as principais efemérides, as figuras que marcam cada um dos meses do ano, as batalhas, os acordos, as conquistas e as derrotas, entre outras curiosidades, neste compêndio histórico para toda a família. Nas bancas e livrarias a partir do dia 13 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do grupo Cofina.

Eis um veículo para viajar no tempo e no espaço. No Almanaque da História de Portugal, o professor José Martinho Gaspar convida-o a percorrer nove séculos de História em doze meses. Descubra ou redescubra os acontecimentos, os locais, as figuras, as datas, os logros e os incidentes que marcaram a História do mais ocidental país da Europa.

São, na voz do professor de História, notícias do passado as que irá ler neste livro. E o autor, o repórter. «A História não é senão isso. Quem a conta procura responder às questões que seriam apresentadas por alguém que quer saber uma novidade. O quê? Quem? Quando? Onde?»

De Janeiro a Dezembro, este almanaque revela a origem do mês correspondente e apresenta, tal como num jornal, secções e destaques como: «Este dia na História», «Neste mês nasceu…», «Nunca mais fomos os mesmos», «A figura do mês», «A batalha do mês» e «Dos fracos não reza a História».

Leia-o cronologicamente, consultando a secção correspondente ao mês em que se encontra. Será uma óptima maneira de acompanhar o rumo dos acontecimentos históricos ao longo do ano. Ou então opte por seleccionar uma secção ocasionalmente, abrindo o livro aleatoriamente, e partir à descoberta.

E como bom almanaque, não podia deixar de parte curiosidades desta História quase milenar. Sabia que no século XVIII Portugal e Espanha resolveram algumas quezílias diplomáticas, a propósito de possessões coloniais na América do Sul, com uma troca de princesas? E que a primeira rainha a ocupar o trono de Portugal sofria de depressão crónica?

Tudo cabe neste Almanaque da História de Portugal, uma obra de divulgação histórica, que alia o rigor dos factos a uma linguagem simples, acessível a todos os leitores. A obra inclui mapas e elementos gráficos que ajudarão a contextualizar os momentos da história descritos.

O Almanaque da História de Portugal estará disponível nas livrarias e bancas a partir do próximo dia 13 de Outubro. O 19º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.

Este é o segundo livro de José Martinho Gaspar publicado pela Guerra e Paz Editores. Sucede a Vidas por Fios, romance vencedor do IV Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

Almanaque da História de Portugal
José Martinho Gaspar
Não-Ficção / História
224 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 13 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário