quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Vinte e três escolas do país com surtos ativos

Vinte e três escolas do país têm surto ativos de covid-19, com 136 casos de infeção entre alunos, professores e funcionários, disse hoje a diretora-geral da Saúde, afirmando, contudo, que a situação "está controlada".

A maioria dos surtos são na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 12 casos, seguida da região Norte, com sete. A região Centro tem três surtos e o Algarve um, precisou Graça Freitas na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

Segundo Graça Freitas, o que se tem verificado desde que as escolas abriram é que "a situação está controlada".

O que acontece é que, por vezes, uma escola tem um único caso, mas isso pode implicar a ida de alguns contactos próximos para casa", afirmou, explicando que muitas vezes a decisão de irem apenas algumas pessoas para casa, ir uma turma ou ir mais do que uma turma tem também muito a ver com a própria organização da escola.

"Quanto mais organizada por bolhas, por setores, por aulas a escola estiver, mais fácil é manter os alunos na escola e enviar para vigilância em domicílio o mínimo possível de pessoas", salientou.

Relativamente ao impacto que terá havido na abertura das escolas na difusão da epidemia, considerou que ainda "é precoce" neste momento saber qual é esse impacto, mas não parece ser "muito grande".

"A situação neste momento é uma situação de controle, com poucos surtos ativos nas escolas, com poucos casos envolvidos", vincou.

Lusa



Nenhum comentário:

Postar um comentário