terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Uma tradição com mais de três séculos voltou a viver-se em Ansião


O fim de semana de 25 e 26 de janeiro foi sinónimo de tradições em Ansião, com a realização da Centenária Feira dos Pinhões, uma tradição que nasceu no lugar de Constantina no século XVII e que foi trazida para a vila de Ansião no século XIX.
A sessão de abertura do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, que realçou o papel preponderante dos municípios no desenvolvimento da economia local e na promoção do território com vista ao seu crescimento.
Foi em torno da promoção do território, dos seus recursos, das suas gentes, das suas artes e dos seus saberes, que se desenrolou este certame, que contou com cerca de oitenta expositores da sub-região de Sicó.
Estiveram em destaque não apenas o que dá mote a esta tradição secular, o pinhão, mas outros produtos da terra como o mel, o azeite, o vinho, os enchidos e o queijo, bem como o artesanato e o folclore, com a atuação do Rancho Infantil das Serras de Ansião e do Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada.
Porque tradição é cultura, outros momentos culturais houve, nomeadamente no Centro Cultural, em cujo palco o ansianense Teatro Olimpo voltou a apresentar-se com a peça “Meu marido que Deus haja”, e na Biblioteca Municipal, no espetáculo de marionetas tradicional português “Teatro Dom Roberto”, dedicado aos mais novos.
A identidade e a genuinidade que distingue o povo ansianense foram levados ao país e ao mundo no domingo, através do programa da TVI “Somos Portugal”, que, além dos momentos musicais, mostrou alguns dos motivos de visita a Ansião – a mancha de carvalho-cerquinho, a maior na Europa, os percursos pedestres, os produtos de bolota, o recentemente requalificado Complexo Monumental de Santiago da Guarda e as Casas da Granja, destinadas a alojamento local.
Também o vincado dinamismo associativo do concelho mereceu um destaque especial no certame pela presença de algumas associações/ coletividades quer como expositores, demonstrando a sua atividade, quer participando no desfile transmitido em direto na televisão portuguesa.
Não faltou também a animação de rua, a cargo do grupo de gaiteiros ansianenses Ca’Gaita, que, no sábado, anunciaram a abertura da feira e, com o apoio do INATEL, de uma dupla de palhaços e da Charanga Amigos da Rambóia.
O encerramento da Centenária Feira dos Pinhões ficou marcado pela entrega aos expositores de um pinheiro-manso, prática que se iniciou há três anos, como incentivo à plantação de espécies autóctones, particularmente daquelas que possibilitarão a continuidade da Feira dos Pinhões.
Por este repleto programa, pela mostra inigualável de produtos endógenos, pelo número de pessoas que escolheu visitar Ansião nestes dias e por tantas outras razões, o Município congratula-se por manter esta tão significativa tradição e agradece a todos os que tornaram possível mais este capítulo na promoção do concelho, de toda a sua riqueza e unicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário