terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PERÍODO DE CANDIDATURAS DA “CRIATECH ARTISTIC RESIDENCES” ALARGADO ATÉ 7 DE FEVEREIRO

Aveiro alia a arte à tecnologia -
Criadores, artistas, estudantes, ou qualquer outra pessoa ligada às indústrias criativa ou tecnológica, têm agora até ao dia 7 de fevereiro para apresentarem as suas candidaturas ao Programa de Residências Artísticas promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA). Desenvolver projetos inéditos que liguem as artes à tecnologia é o desafio lançado pela Aveiro Tech City com a criação do programa Criatech Artistic Residences 2020.
Neste momento a CMA rececionou já 22 candidaturas, oriundas de diversas cidades nacionais, incluindo Aveiro, sendo que quatro têm origem na Hungria e em Itália.
Fazendo sempre uso da criatividade, o projeto Criatech Artistic Residences 2020 ambiciona dotar os seus participantes de ferramentas práticas e teóricas sobre a produção de artefactos tecnológicos que resultem em projetos artísticos inovadores. Esta é a oportunidade para os criadores emergentes desenvolverem as suas ideias e práticas a um nível elevado e com o apoio de mentores experientes e com conhecimento na área.
Os participantes destas residências artísticas beneficiarão de um programa desenvolvido pelo Teatro Aveirense / CMA, dirigido por professores da Universidade de Aveiro e da Escola Superior de Artes e Design - duas instituições de reputação nacional na área da criatividade, multimédia e tecnologia.
O plano de atividades será ainda complementado por uma ação de tutoria artística, desenvolvida pelos canadianos Cadie Desbiens-Desmeules e Michael G. Dean, que já se revelam ansiosos pelo início do projeto. "As Criatech Artistic Residences 2020 vão ser um desafio muito interessante, que vai ser responsável por conectar criativos de diferentes áreas na realização de projeto inovadores. Antecipamos um ambiente inspirador que irá encorajar novas ideias e direções criativas. Estamos muito ansiosos por conhecer todos os participantes, em Março!”.
O Criatech, que se realiza este ano de 12 a 18 de outubro, no âmbito da “Aveiro Tech City Week”, para além do seu carácter expositivo e de festival, representa também esta dimensão de fomento e formação artística, aproximando a sociedade ao meio cultural e a possibilidade de todos contribuírem para o projeto.
As Residências Artísticas do Criatech e o Fundo para a Cultura da Rede Culture Next têm enquadramento no Plano Estratégico para a Cultura 2019 - 2030, concretamente no eixo 1 – CRIAÇÃO, que pretende intervir na capacitação e qualificação dos agentes que integram a cadeia do valor do sector cultural e criativo.
Os projetos em apreço dão resposta à necessidade de reforçar os processos de internacionalização da produção e da criação artística e os programas de intercâmbio de artistas e outros agentes, fomentando o contacto e uma efetiva colaboração com agentes e redes internacionais.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Isabel Carriço

Nenhum comentário:

Postar um comentário