sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Marinha Grande | VALORES ÉTICOS NO DESPORTO INSPIRARAM COMEMORAÇÃO DO DIA DO JUDO

A promoção dos valores e da ética no desporto foi o objetivo central da iniciativa “Like aos valores”, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Judo, que ocorreu esta quinta-feira, 28 de outubro, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, do Embaixador #Beactive do IPDJ, João Pedro Pais, dos judocas paralímpicos Jorge Pina e Miguel Vieira e de vários representantes de entidades regionais ligadas ao desporto, educação e juventude.
O programa foi organizado pelo Instituo Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Município da Marinha Grande, Agrupamento Poente e Judo Clube da Marinha Grande e teve um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo-se iniciado na Escola Guilherme Stephens, com a demonstração de judo.
Seguiu-se a graduação dos participantes no Projeto Judo4all, da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande, integrados no Projeto complementar do Desporto Escolar “DE +”. Foi ainda apresentada a Bandeira da Ética, através de uma demonstração de judo com alunos mentores do projeto A(judo).
Após este momento desportivo, os convidados deslocaram-se para a Escola Secundária Calazans Duarte para a cerimónia da iniciativa “Like aos valores”, na qual o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, deu as boas-vindas ao Secretário de Estado e afirmou que, “pelo facto de ser o primeiro governante que tenho a honra de receber enquanto presidente de Câmara, acredito que esta seja uma feliz coincidência e sinónimo de que iremos ter muitas oportunidades para estabelecer parcerias para tornar este território ainda mais dinâmico, ativo e promotor do desporto”.
O presidente acrescentou que “a nossa população merece novas infraestruturas e, nesse sentido, apelo ao Senhor Secretário de Estado que inclua a Marinha Grande na sua lista de prioridades, no apoio a projetos tão prementes como a construção do complexo municipal de piscinas, de um pavilhão multiusos e do patinódromo. Precisamos de devolver aos atletas e praticantes de atividade física sem carácter competitivo a longa espera pela construção destes equipamentos”.
“Queremos envolver mais população, de todas as faixas etárias, em atividades de promoção do desporto e da saúde, porque estaremos a atuar na prevenção de doenças físicas e mentais e a construir uma sociedade mais saudável e feliz”, concluiu.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, manifestou que “o judo é extraordinário e promove valores como a sinceridade, amizade, respeito e autocontrole, que contribuem para uma grande conduta de vida. O judo ensina a cair para depois nos erguermos”. O governante apelou para que, no desporto e na vida, seja repudiado o racismo e privilegiada a tolerância e o respeito entre todos, fazendo a entrega da Bandeira da Ética àquela Escola.

A cerimónia contou ainda com as intervenções do vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Carlos Manuel Pereira; do coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho; do Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), José Lima; do diretor do Agrupamento Poente, Cesário Silva; da representante da International Judo Federation, Leandra Freitas; e do Embaixador #Beactive do IPDJ, João Pedro Pais.

Houve lugar para os depoimentos de Mónica Jorge, diretora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF); e de Jorge Pina e Miguel Vieira, atletas paralímpicos. O programa incluiu também a leitura de um texto da aluna do desporto escolar (DE) Teresa Santos, referente à importância da Ética, evocando o campeão mundial de judo Jorge Fonseca; a intervenção do aluno do DE, Luís Carqueijeiro relativo ao Código Moral do Judo e de outros atletas do Judo Clube da Marinha Grande.

O evento terminou com a apresentação do folheto “Dislike ao Racismo no Desporto”, orientado para crianças e jovens, com o objetivo de prevenir atos de racismo no desporto.

No período da tarde, o Auditório da Escola Calazans Duarte foi o palco de uma palestra motivacional com os judocas Miguel Vieira e Jorge Pina, moderada pelo jornalista da Judomagazine,  Carlos Ribeiro e jovens repórteres do Judo dirigida aos alunos daquele estabelecimento de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário