quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de ataque informático

A notícia está a ser avançada pela revista Sábado. Diplomatas ficaram sem acesso ao e-mail.

A revista Sábado avança esta quarta-feira que o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de um ataque informático que afetou o serviço de email de diplomatas e dos serviços do Palácio das Necessidades, indisponível desde sexta-feira. A origem do ataque não foi determinada.

Segundo a revista, o ataque foi detetado pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e está a ser investigado pela Polícia Judiciária. As autoridades procuram saber se esta intrusão afetou a Rede Informática do Governo (RING).

Questionado, o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse apenas que "não faz comentários públicos sobre cibersegurança".

Por outro lado, salientou que "no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência estão em curso, como é público, múltiplas intervenções de renovação da infraestrutura tecnológica dos serviços centrais e periféricos do MNE que, incluindo investimentos em equipamentos, software e serviços para soluções de CIFRA e outros relativos ao reforço da cibersegurança, somam cerca de 36 milhões de euros."

Este ataque — que não terá sido o primeiro à rede informática do Ministério dos Negócios Estrangeiros — foi detetado durante uma monitorização de rotina.

A informação foi entretanto comunicada ao governo e também à UNC3T, a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário