quarta-feira, 1 de junho de 2022

Marinha Grande | ESCOLA GUILHERME STEPHENS TEM CENTRO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM AUTISMO

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, a Escola Básica Guilherme Stephens, na Marinha Grande, inaugurou na manhã desta quarta-feira, o Centro de Apoio à Aprendizagem e Inclusão e a Sala Snoezelen, que se destina a dar apoio aos alunos com perturbações do espetro de autismo.
A abertura oficial das salas, que estão em funcionamento desde o início deste ano letivo, foi presenciada pela vereadora da educação da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro; pela presidente da Junta, Cristina Sousa; pelo sub-diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Mário Marques; pela coordenadora da equipa multidisciplinar de educação inclusiva, Fernanda Barosa; pelos coordenadores da Escola Guilherme Stephens, Delfim Silva e Manuela Ambrósio; por representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação; e por vários professores do Agrupamento.
As novas salas estão instaladas na antiga secretaria da Escola, tendo sido adaptadas para representar mais um recurso para auxiliar alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

O Centro de Apoio à Aprendizagem e Inclusão está dotado de cozinha, zona de descanso, área de trabalho em grupo e área de aprendizagem individual, com total segurança e privacidade. É complementada pela Sala Snoezelen, equipada com material para estimulação sensorial, com luz, sons, cores, texturas e aromas, que permite uma intervenção sensorial avançada e o relaxamento das crianças.

Além destes novos recursos, os alunos do Agrupamento com espetro de autismo têm ainda ao dispor natação adaptada, judo, bocia e aulas onde potenciam a autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário