domingo, 7 de agosto de 2022

Porque hoje é… Domingo: Estrangeiros esgotam hotéis de luxo pagos a preços recorde

 J. Carlos, Director do Litoral Centro

O mundo surpreende-nos a economia também. O titulo deste apontamento não foi inventado, serviu de tema para a primeira página da edição do “Dinheiro Vivo” deste sábado (6 de agosto de 2022).

As guerras, as crises financeiras que tanto se fala no Parlamento Europeu não são para todos, atingem sobretudo as classes sociais mais frágeis, com ordenados miseráveis, sendo, certamente os que mais trabalham, e os que mais descontam para os governos, porque não tem por onde fugir aos descontos ou colocá-los nos paraísos fiscais.

Não tenho dúvidas que o suplemento do JN já foi arquivado pelo governo e respectivos ministérios, vai ser usado num dos futuros debates sobre o estado da economia ou da nação. É disto que o governo adora e gosta, tudo o mais deixou de ser assunto, nem que haja 3 ou 4 milhões de pobres em Portugal, desde que o Turismo aumente. Estamos perante uma economia de serventia, qual pedreiro a pedir massa ao servente da construção civil. Tomem nota:

- “O regresso dos americanos e dos brasileiros tem ajudado a compor as contas.”Preços por noite que podem chegar aos dois mil euros, datas esgotadas e parte do inverno já reservada. Em poucas palavras, este é o cenário atual dos hotéis mais caros do país que estão de casa cheia à boleia do regresso dos mercados internacionais como o Reino Unido, a Alemanha, a França ou os Estados Unidos. A retoma dos turistas brasileiros tem ajudado também aos bons números. Há hotéis que assumem aumentos de preços superiores a 50%, face a 2019.”

E o dinheiro não tem sido problema para os turistas que estão dispostos a gastar, a avaliar pela oferta disponível para os próximos meses nas unidades mais exclusivas do país, que até ao início de outubro têm já poucos quartos para vender. O segmento de luxo, conhecido por ser tradicionalmente um dos mais rápidos a recuperar depois de períodos de crise, tem beneficiado dos bons ventos e dos turistas que chegam ao país de carteiras recheadas”.

"O segmento de luxo está a recuperar mais facilmente. Os mercados com muito poder de compra e habituados à qualidade estão a escolher Portugal como o seu destino de férias, de residência e trabalho", acrescenta a CEO da consultora, Ana Beatriz.

Mas afinal, qual é o luxo procurado em Portugal? "O luxo de hoje é simplicidade, leveza, serviço, bem-estar, empatia, desconectar, conhecer e viver as tradições e culturas locais, conviver com a comunidade, é a partilha de riqueza, autenticidade, é a felicidade dos colaboradores e dos hóspedes", define Ana Beatriz.

(…) o The Yeatman é uma ode aos vinhos do Porto e destacam-se a vista privilegiada para a Invicta e o restaurante de duas estrelas Michelin. O cinco estrelas, que tem tarifas médias a partir dos 500 euros por noite, tem registado ocupação máxima nos meses de verão, com datas esgotadas até outubro.”

Com preços a partir dos 600 euros, as expectativas para os próximos meses são otimistas. "As perspetivas continuam a ser muito promissoras, mesmo para o inverno. Em setembro, por exemplo, verificamos um grande volume de reservas de grupos e eventos. No inverno, a época de Ano Novo é tipicamente forte", avança o diretor de operações, Rui Brito.

Na Madeira, o Belmond Reid's Palace valida a maior procura por suites e quartos de categoria superior com valores mais elevados. Neste hotel do Funchal, uma suite pode custar 3800 euros e um quarto standard à volta dos 900 euros. "O cliente tornou-se mais exigente após a pandemia e espera um serviço acima dos padrões normais. São esses padrões que transmitem a confiança tão necessária nesta fase e que são determinantes na escolha final entre o turismo de luxo e o turismo tradicional", assegura o responsável do cinco estrelas, Ciriaco Campus.”

© Ilustração: Vítor Higgs

Para os interessados na reportagem completa podem ler através deste link https://www.dinheirovivo.pt/empresas/estrangeiros-esgotam-hoteis-de-luxo-pagos-a-precos-recorde-15072711.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário