sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Bolsonaro saiu do Brasil e vai faltar à tomada de posse de Lula da Silva

O ainda Presidente do Brasil está a caminho dos Estados Unidos, onde deverá ficar até ao final de janeiro.
Jair Bolsonaro saiu do Brasil, esta sexta-feira, em direção aos Estados Unidos, onde irá celebrar a Passagem de Ano. O avião presidencial descolou de Brasília e deverá aterrar na Florida nas próximas horas. Desta forma, o ainda Presidente não vai participar na tomada de posse de Lula da Silva e não vai entregar a faixa presidencial ao sucessor.
Segundo a plataforma FlightAware, o avião presidencial deixou a capital federal às 14:02 (hora local, 17:02 em Lisboa) e deverá aterrar em Orlando, na Florida, pelas 20:10 (hora local, 01:10 do dia seguinte em Lisboa).
A acompanhar Bolsonaro vão a primeira-dama, Michelle, e a filha Laura, de 12 anos, avança o DW. A estadia da família deverá estender-se durante, pelo menos, um mês.
Segundo uma portaria publicada esta sexta-feira no Diário Oficial da União, a equipa de segurança de Bolsonaro foi autorizada a sair do país entre 1 e 30 de janeiro. Também vários assessores foram destacados para apoiar o futuro ex-Presidente.
Com esta viagem, Bolsonaro vai faltar à cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, que decorre no primeiro dia do ano. A presença do ainda Presidente – que deveria entregar a faixa presidencial ao sucessor – era uma das principais questões por responder.
A viagem aos Estados Unidos já tinha sido colocada em cima da mesa, embora o Presidente não tenha confirmado. O Governo do Brasil tinha dado a entender que a ida para Miami deveria acontecer ainda esta sexta-feira.

SIC Notícias
Imagem: Jornal SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário