terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Marinha Grande | BALCÃO SNS 24 VAI FUNCIONAR NA MOITA

A freguesia da Moita vai receber um Balcão SNS24, a partir do dia 2 de janeiro, em resultado de um trabalho de parceria entre a Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, Município da Marinha Grande e Junta de Freguesia da Moita.

O protocolo de colaboração para a operacionalização deste serviço foi assinado esta segunda-feira, 5 de dezembro, no edifício da extensão de Saúde da Moita, num momento formal que contou com a presença da vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro; da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; do representante da ARS, Fernando Cravo; do diretor executivo da ACES Pinhal Litoral, Marco Neves; do presidente da Junta de Freguesia da Moita, Franklin Ventura; da representante dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Marta Costa; do representante da Comissão de Utentes do Centro de Saúde, Luís Guerra Marques; entre outras entidades e alguns moitenses.
O Balcão SNS 24 da Moita vai funcionar nas instalações da extensão de Saúde da Moita (atualmente desativado), a partir do dia 2 de janeiro, nos dias úteis, das 09h00 às 12h30, podendo vir a ser praticado um horário mais alargado, caso se justifique.

O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.

O objetivo deste espaço é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:
- consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar),
- teleconsultas (realizar),
- exames (consultar resultados),
- guia de tratamento (consultar),
- medicação crónica (renovar| consultar),
- avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19,
- agendar vacinação COVID-19,
- emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação),
- aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa,
- realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24,
- pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica,
- informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).

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